skip to main content

Kids Save Lives Brasil: Um programa de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para crianças e adolescentes em um Centro de Simulação

Oliveira, Katia Moreno Garcia De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2023-03-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Kids Save Lives Brasil: Um programa de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para crianças e adolescentes em um Centro de Simulação
  • Autor: Oliveira, Katia Moreno Garcia De
  • Orientador: Nakagawa, Naomi Kondo
  • Assuntos: Treinamento; Reanimação Cardiopulmonar; Estudantes Escolares; Ensino Fundamental E Médio; Avaliação; Education. Primary And Secondary; Cardiopulmonary Resuscitation; Schoolchildren; Training; Assessment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A parada cardíaca súbita (PCS) é um problema grave de saúde pública e é responsável por 20 a 30% das mortes no mundo. O treinamento de pessoas leigas para identificar e agir na situação de vítimas em PCS pode aumentar de 2 a 4 vezes as chances de sobrevida e de desfechos favoráveis. Na Europa o conselho Internacional de Ressuscitação desenvolveu o treinamento KIDS SAVE LIVES realizado para crianças a partir de 12 anos, no Brasil projeto semelhante foi implementado. Nosso estudo avaliou o desempenho de crianças e adolescentes nos treinamentos práticos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) considerando se as variáveis sexo, peso, altura, IMC e escolaridade dos estudantes influenciaram no desempenho das habilidades; e comparar se houve diferença entre as avaliações realizadas por meio de checklist avaliado pelos instrutores e análise do software do aplicativo. De março de 2019 a março de 2020 foram selecionados 188 estudantes. Incluídos 104 crianças e adolescentes sem treinamento prévio de Ressuscitação Cardiopulmonar, de 11 a 17 anos, sendo 84 do ensino fundamental e 20 do ensino médio, 66 meninas e 38 meninos. As avaliações da efetividade das compressões torácicas foram realizadas por meio de checklist avaliado pelo instrutor (Sim/Não) em 3 habilidades e por meio de um software instalado no manequim através do aplicativo (Little Anne QCPR, Laerdal Medical Inc., Stavanger, Noruega). Cada habilidade do aplicativo foi categorizada em efetiva quando: proporção 70% de compressões em ritmo adequado (100 a 120/min); proporção 70% de compressões com profundidade adequada (50 a 60 mm); e proporção 70% de retorno do tórax. Considerado efetiva quando as três habilidades foram executadas adequadamente. E avaliado em cada habilidade, as variáveis sexo, idade, peso, altura e IMC. Utilizado o Teste Qui-Quadrado ou Teste Exato de Fisher, quando apropriado e Teste T Student para dados contínuos. Para análise da efetividade da compressão torácica, utilizamos o modelo de regressão logística multivariada com ajuste para idade, sexo e IMC. Os estudantes realizaram as 3 habilidades efetivamente (n=40, idade média 14 anos, peso médio 54,4 Kg, altura média 1,58 m, IMC Kg/m2 22,1). As crianças com maior idade apresentaram maior efetividade no desempenho das habilidades (OR=1,43; 95% IC: 1,09 1,86). O sexo não foi um fator independente (OR=1,26; 95% IC: 0,52 3,07). As avaliações foram diferentes entre instrutores e análise do aplicativo na habilidade 1 realizada efetivamente por 83 vs 50 estudantes, respectivamente (p<0,001) e na habilidade 2 realizada efetivamente por 93 vs 80 estudantes, respectivamente (p<0,001); porém na habilidade 3 (101 vs 98 estudantes, respectivamente) não observamos diferença significante entre os grupos (p=0,664). O percentual de concordância foi de moderado a alto entre as avaliações por meio do aplicativo e pelo checklist do instrutor no desempenho das habilidades: compressões em ritmo adequado (68,3%), profundidade das compressões (79,8%) e retorno do tórax (91,3%). Estudantes com maior idade mostraram melhor desempenho ao realizar as compressões torácicas, independentemente do sexo e IMC. A avaliação dos instrutores favoreceu ou superestimou a aprovação dos estudantes nas habilidades frequência e profundidade adequada das compressões torácicas, sendo coincidentes com as análises do aplicativo apenas na habilidade retorno do tórax
  • DOI: 10.11606/D.5.2023.tde-19062023-161932
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2023-03-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.