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Atitude do consumidor em relação às marcas próprias de supermercados: um estudo exploratório

Silva, Lúcia Aparecida Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2009-03-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atitude do consumidor em relação às marcas próprias de supermercados: um estudo exploratório
  • Autor: Silva, Lúcia Aparecida Da
  • Orientador: Merlo, Edgard Monforte
  • Assuntos: Atitude Do Consumidor; Marca Própria De Supermercado; Varejo; Consumers Attitude; Retail; Supermarkets Own Brands
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O setor varejista devido à alta competitividade vem passando por grandes transformações, a fim de atender de forma eficiente e eficaz às exigências do consumidor. Para tanto, a criação e a implementação de ações estratégicas que proporcionem diferenciais competitivos para os varejistas tornaram-se uma constante no dia-a-dia do varejo. A adoção de marcas próprias no mix de produtos do supermercado é um exemplo destas estratégias. No entanto, percebe-se um crescimento lento das marcas próprias na participação de mercado no Brasil, o que reflete a atitude dos consumidores diante destes produtos. Entender o comportamento do consumidor bem como a atitude deste aos produtos de marca própria torna-se importante para uma melhor compreensão deste fenômeno. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar os elementos componentes da atitude do consumidor em relação aos produtos de marcas próprias. Para o alcance do objetivo deste estudo, foram feitas revisões da literatura sobre varejo, marcas próprias e sua evolução, no Brasil, e a atitude do consumidor frente aos produtos de marcas próprias. A pesquisa de campo foi de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Por meio de uma survey com questionário auto-administrado, elaborado com base no modelo da Teoria da Ação Racional (TRA) de Fishbein, foi possível coletar opiniões dos clientes de supermercados, elemento da pesquisa, para avaliar a atitude do consumidor diante das marcas próprias. A amostra foi composta por 983 pessoas, de ambos os sexos e provenientes de 26 Estados do Brasil, com predominância de São Paulo e Minas Gerais. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes não possuem uma imagem muito favorável aos produtos de marcas próprias, devido à grande variação na qualidade dos produtos dentro das categorias e entre as categorias ofertadas, ao risco percebido, à ausência de comunicação efetiva sobre os produtos e à imagem de inferioridade transmitida pelos atributos das marcas próprias como embalagem, forma de exposição e preço. O componente mais importante obtido com a aplicação do modelo da TRA para prever a intenção comportamental foi a atitude. Dos fatores obtidos na análise fatorial, destacam-se a imagem da loja, a comunicação e preço, a qualidade e preço como os mais importantes para os respondentes e que exercem maior influência em seu comportamento. A partir da análise de regressão, conclui-se que o risco percebido, a qualidade, a influência de pessoas próximas e a imagem da loja são os fatores que mais influenciam na intenção comportamental dos respondentes frente aos produtos de marcas próprias.
  • DOI: 10.11606/D.96.2009.tde-06052009-100634
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2009-03-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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