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Desempenho escolar de crianças com distúrbio específico de linguagem relações com habilidades metafonológicas e memória de curto prazo

Simone Rocha de Vasconcellos Hage Ana Paola Nicolielo; Graciela Barbosa Fernandes; Vera Lúcia Garcia; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (15. 2007 Gramado); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (7. 2007 Gramado)

Anais São Paulo: SBFa, 2007

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2007

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  • Título:
    Desempenho escolar de crianças com distúrbio específico de linguagem relações com habilidades metafonológicas e memória de curto prazo
  • Autor: Simone Rocha de Vasconcellos Hage
  • Ana Paola Nicolielo; Graciela Barbosa Fernandes; Vera Lúcia Garcia; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (15. 2007 Gramado); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (7. 2007 Gramado)
  • Assuntos: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; MEMÓRIA DE CURTO PRAZO; RENDIMENTO ESCOLAR
  • É parte de: Anais São Paulo: SBFa, 2007
  • Notas: Publicado em CD-ROM como Suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;MPC 228
  • Descrição: Considerando a existência de estudos que apontam que crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam dificuldades no desempenho escolar e que essas dificuldades podem estar relacionadas a limitações nas habilidades metafonológicas e de memória, este trabalho teve o objetivo de descrever o desempenho de crianças com DEL em provas de leitura, escrita, aritmética, consciência fonológica (CF) e memória de curto prazo (MCP), assim como verificar se há associação positiva entre as provas que avaliam a aprendizagem escolar e as que avaliam o processamento da informação. Material e Método: 20 sujeitos com DEL entre 7 e 12 anos foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar, envolvendo os subtestes de leitura, escrita e aritmética, e a duas provas de processamento da informação: perfil de habilidades fonológicas e subteste memória seqüencial auditiva do ITPA. A estatística indutiva foi por estimativa, com intervalos de confiança de 95%. Foram realizadas associações entre o desempenho do grupo nas diferentes provas (Qui Quadrado, p< 5%). Resultados e discussão: a maioria dos sujeitos apresentou alteração em todas as provas realizadas. As associações entre o desempenho do grupo nas diferentes provas demonstram que a consciência fonológica apresentou associação estatisticamente significante com as provas de leitura e escrita. Baixo rendimento escolar e dificuldades com CF vêm sendo relacionados, em especial em crianças com DEL. O que é compreensível, na
    medida em que a CF corresponde à habilidade para identificar e manipular explicitamente as unidades fonológicas da palavra falada, palavra esta que está afetada, quase sempre, por simplificações fonológicas. Este estudo não apontou uma associação estaticamente significante entre as provas de leitura e escrita e a de memória seqüencial auditiva, todavia, a maioria das crianças avaliadas apresentou defasagem na referida prova.(continuar) (continuação) É provável que a aplicação de provas de memória de curto prazo que impliquem também na repetição de não palavras pudesse revelar uma relação significativa com as provas leitura e escrita, na medida em que esse tipo de prova tem sido descrita como bastante sensível ao funcionamento da memória de trabalho fonológica, um dos componentes do processamento fonológico apontado como sendo a origem da defasagem lingüística das crianças com DEL, e por conseqüência, das suas dificuldades escolares. Conclusão: o desempenho escolar, assim como das habilidades de consciência fonológica e memória de curto prazo mostraram-se defasados na maioria das crianças avaliadas, havendo associação positiva entre a prova de memória de curto prazo e a prova de aritmética, e entre a prova de consciência fonológica e as provas de leitura e escrita
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 1 p..
  • Idioma: Português

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