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Informação como apoio para tomada de decisão de gestores públicos de saúde

Fábio Moschen Antunes Josué Souza Gleriano; Bruna Moreno Dias; André Almeida de Moura; Liz Vanessa Lupi Gasparini

Revista de Administração em Saúde São Paulo v. 21, n. 82, art. e283, 2021

São Paulo 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3076727 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Informação como apoio para tomada de decisão de gestores públicos de saúde
  • Autor: Fábio Moschen Antunes
  • Josué Souza Gleriano; Bruna Moreno Dias; André Almeida de Moura; Liz Vanessa Lupi Gasparini
  • Assuntos: SAÚDE -- GERENCIAMENTO; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO; INFORMÁTICA MÉDICA; ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL; SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE; Gestão Em Saúde; Sistemas De Informação Em Saúde; Aplicações Da Informática Médica; Health Management; Information Technology; Medical Informatics Applications; Municipal Management; Local Health Systems
  • É parte de: Revista de Administração em Saúde São Paulo v. 21, n. 82, art. e283, 2021
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.23973/ras.82.283. Acesso em: 13 maio 2022
  • Descrição: Para exercer a gestão em saúde os gestores precisam alinhar a tomada de decisão às habilidades da administração. O uso dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) é imprescindível nesse processo. Esse estudo teve por objetivo analisar, a partir do suporte de assessoria de informação, as demandas de gestores públicos de saúde para a tomada de decisão. Trata-se de uma pesquisa documental descritiva apoiada no método de estudo de caso múltiplo, por meio da base de dados de uma empresa de desenvolvimento de software e assessoria que atende secretarias municipais de saúde no território nacional. Os dados foram extraídos do sistema de informações da empresa considerando os chamados realizados pelos gestores de saúde. Os dados foram analisados a partir da análise temática com utilização do software Nvivo. Em relação às demandas dos gestores, predominaram solicitações de informações relacionadas às Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e ao Pronto Atendimento (UPA), especialmente aquelas relacionadas à assistência ao usuário. Dentre as solicitações, destacaram-se aquelas pertinentes à produção de serviços e monitoramento do cuidado, oriundos das coordenações de atenção à saúde e da vigilância em saúde. A empresa emitiu relatórios como forma de resposta às demandas. Ressalta-se que a análise das demandas proporciona oportunidade de compreender o uso dos dados para a tomada de decisão e possibilidade de refletir as dificuldades técnicas dos gestores no uso dos SIS. Essa análise contribuiu para a empresa de assessoria identificar a necessidade de desenvolvimento de um plano de capacitação para os gestores
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: art. e283.
  • Idioma: Português

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