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Role of sociodemographic factors and self-efficacy in the perception of social support of nursing students

Rafaela Teodoro Ferreira Jamila Souza Gonçalves; Jaqueline Lemos de Oliveira; Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues dos Santos; Caique Rossi Baldassarini; Jacqueline de Souza

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 55, art. e20210209, 2021

São Paulo 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3077135 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Role of sociodemographic factors and self-efficacy in the perception of social support of nursing students
  • Autor: Rafaela Teodoro Ferreira
  • Jamila Souza Gonçalves; Jaqueline Lemos de Oliveira; Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues dos Santos; Caique Rossi Baldassarini; Jacqueline de Souza
  • Assuntos: ENFERMAGEM; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; SAÚDE MENTAL; PROMOÇÃO DA SAÚDE; Self Efficacy; Health Promotion; Social Support; Students; Nursing; Mental Health
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 55, art. e20210209, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0209 Acesso em: 18 Maio 2022
  • Descrição: Objetivo: Analizar el rol de los factores sociodemográficos y de la autoeficacia en la percepción de apoyo social de estudiantes de años iniciales de la graduación en enfermería. Método: Investigación transversal cuantitativa, desarrollada con 121 estudiantes de graduación de los años iniciales. Se utilizó encuesta sociodemográfica, la Escala de Autoeficacia en la Enseñanza Superior y la versión sucinta de la Encuesta de Soporte Social. Fueron emprendidos los testes de Correlación de Spearman y de Mann-Whitney a través de software para análisis estadístico. Resultados: Se identificó que los estudiantes con mejor autoeficacia y que se auto declararon negros o pardos relataron, respectivamente, mayor satisfacción con el apoyo y menor número de apoyadores. Conclusión: Teniendo en cuenta que el factor etnia/color influyó de forma negativa y la autoeficacia de forma positiva la percepción de apoyo social, se recomienda que sean conducidas estrategias de promoción de la salud mental que aporten tanto las políticas afirmativas como mejorías del proceso de enseñanza-aprendizaje, sobre todo en los primeros años del curso de enfermería
    Objetivo: Analisar o papel dos fatores sociodemográficos e da autoeficácia na percepção de apoio social de estudantes dos anos iniciais da graduação em enfermagem. Método: Pesquisa transversal quantitativa, desenvolvida com 121 graduandos dos anos iniciais. Utilizouse questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior e a versão abreviada do Questionário de Suporte Social. Foram empreendidos os testes de Correlação de Spearman e de Mann-Whitney por meio de software para análise estatística. Resultados: Identificou-se que os estudantes com melhor autoeficácia e que se autodeclararam pretos ou pardos referiram, respectivamente, maior satisfação com o apoio e menor número de apoiadores. Conclusão: Considerando que o fator raça/cor influenciou negativamente e a autoeficácia positivamente a percepção de apoio social, recomenda-se que sejam conduzidas estratégias de promoção da saúde mental que perpassem tanto as políticas afirmativas quanto melhorias do processo de ensino-aprendizagem, sobretudo nos primeiros anos do curso de enfermagem
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: art. e20210209.
  • Idioma: Inglês

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