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Teatro e políticas públicas: cartografia da cena paulistana através da Lei de Fomento, 2002 - 2012

Romeo, Simone Do Prado

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-05-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Teatro e políticas públicas: cartografia da cena paulistana através da Lei de Fomento, 2002 - 2012
  • Autor: Romeo, Simone Do Prado
  • Orientador: Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
  • Assuntos: Cartografia Teatral; Teatro De Grupo; Lei De Fomento; Políticas Culturais; Teatro; Theater; Promotion Law; Group Theater; Cultural Policies; Theatrical Cartography
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: Esta tese se propõe a analisar os projetos subsidiados pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo durante seu período de implementação e desenvolvimento inicial, correspondente à sua primeira década de existência ou às 21 primeiras edições. A maneira pela qual o apoio sistemático a grupos que desenvolvem trabalho continuado e pesquisa de linguagem incidiu sobre as formas de produção e recepção desse fazer teatral, assim como sua institucionalização, serão discutidas através de uma análise de conjunto dos 312 projetos subsidiados no período, com vistas a construir uma cartografia da cena fomentada. A primeira parte da tese, dedicada a debater a política em questão, apresenta um panorama do desenvolvimento histórico das políticas culturais e de seus ideários em contexto global e local, situa a Lei de Fomento nesse quadro, debate suas particularidades e constrói um perfil dos grupos contemplados no escopo de nosso recorte temporal, dando a conhecer tanto o objeto dessa análise quanto os agentes responsáveis por seu desenvolvimento. Na segunda parte, procurou-se observar as implicações dessa política de cultura para a cidade de São Paulo, ou o sistema obra-público. Elaboramos análises em perspectiva comparada sobre a programação fomentada, construindo mapas sobre os objetivos propostos pelos grupos, suas construções poéticas e as correspondentes concepções de teatro em jogo. Os espaços de realização teatral previstos nos projetos artísticos também foram tomados como fonte de análise e observados a partir de suas proposições tanto em termos de espetacularidade quanto com relação ao público e à cidade. Por fim, para compor essa espécie de cartografia da cena fomentada, realizamos um levantamento das modalidades de contrapartida social propostas, que foram analisadas de acordo com as concepções de ação cultural a que se vinculam identificando, ainda, suas possíveis implicações em termos de formação.
  • DOI: 10.11606/T.27.2022.tde-02102023-145709
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-05-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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