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Produção Intelectual da USP
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O uso
de
jogos como estratégia para resolução
de
problemas
de
adição e subtração no primeiro ano do Ensino Fundamental
Freitas, Angélica Mello Mendonça
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Escola
de
Engenharia
de
Lorena 2022-03-07
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Título:
O uso
de
jogos como estratégia para resolução
de
problemas
de
adição e subtração no primeiro ano do Ensino Fundamental
Autor:
Freitas, Angélica Mello Mendonça
Orientador:
Suzuki, Paulo Atsushi
Assuntos:
Ensino Fundamental I
;
Habilidade Numérica
;
Jogos Matemáticos
;
Resolução
De
Problemas Matemáticos
;
Elementary School
;
Math Games
;
Mathematical Problems Solving
;
Numerical Skills
Descrição:
O ensino da matemática sempre foi visto como algo desafiador desde a antiguidade. Atualmente, esse quadro ainda persiste e isso é comprovado pelo principal Sistema
de
Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB), ao concluir que a escala
de
proficiência matemática
de
alunos que concluem o Ensino Fundamental I ainda está bem aquém do desejado. Na busca
de
reverter esse quadro, o Governo Federal organizou um documento normativo (Base Nacional Comum Curricular) que estabelece um conjunto orgânico e progressivo
de
habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na área da matemática.
De
modo a desenvolver essas competências, o ensino
de
matemática encontra um forte aliado no uso
de
jogos
de
regras por caracterizar-se como uma ponte entre aquele que aprende e o objeto a ser aprendido. Tendo em vista esse referencial, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver a habilidade numérica
de
adição e subtração em alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental por meio do uso de 4 jogos matemáticos. Para tanto, foi selecionado um colégio pertencente à uma autarquia municipal no Estado de São Paulo. A pesquisa realizada no ano de 2021 se propôs a analisar a contribuição de 4 jogos matemáticos, adaptados especialmente para esta pesquisa, que apresentam uma crescente de habilidades relacionadas às operações de adição e subtração de até dois algarismos. O primeiro jogo dedicou-se ao estudo do sistema numérico por meio de um ludo de números; O segundo jogo focou nas operações de adição por meio da soma de dados e preenchimento de respostas em uma cartela; O terceiro dedicou-se à subtração e agilidade para encontrar a resposta da operação; O último focou na utilização dos conhecimentos obtidos nos três primeiros jogos para solucionar problemas matemáticos em um jogo de tabuleiro. Vale ressaltar que o segundo jogo, dedicado à adição, teve também sua versão digital. Para validar os resultados obtidos durante os jogos, os alunos foram submetidos à uma avaliação diagnóstica aplicada antes dos jogos e uma avaliação formativa, aplicada após o uso dos jogos. Dados importantes foram obtidos nas avaliações dos jogos que os alunos realizaram e também na autoavaliação de habilidades matemáticas proposta pela pesquisa. A metodologia de pesquisa selecionada orientou-se pelos princípios da pesquisa-ação por ser considerada um apoio ao ensino em sala de aula. Os resultados deste trabalho mostraram que é fundamental compreender que o jogo é um instrumento importante na aprendizagem de conceitos matemáticos e necessita de maior divulgação, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível verificar também que, ao final do trabalho, melhorias significativas foram observadas em relação à resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração. Por fim, destacou-se também o grande engajamentos dos alunos frente jogos digitais e a capacidade de autopercepção em relação às habilidades matemáticas aprendidas.
DOI:
10.11606/D.97.2022.tde-28042022-164914
Editor:
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Escola
de
Engenharia
de
Lorena
Data de criação/publicação:
2022-03-07
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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