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O uso de jogos como estratégia para resolução de problemas de adição e subtração no primeiro ano do Ensino Fundamental

Freitas, Angélica Mello Mendonça

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2022-03-07

Acesso online

  • Título:
    O uso de jogos como estratégia para resolução de problemas de adição e subtração no primeiro ano do Ensino Fundamental
  • Autor: Freitas, Angélica Mello Mendonça
  • Orientador: Suzuki, Paulo Atsushi
  • Assuntos: Ensino Fundamental I; Habilidade Numérica; Jogos Matemáticos; Resolução De Problemas Matemáticos; Elementary School; Math Games; Mathematical Problems Solving; Numerical Skills
  • Descrição: O ensino da matemática sempre foi visto como algo desafiador desde a antiguidade. Atualmente, esse quadro ainda persiste e isso é comprovado pelo principal Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB), ao concluir que a escala de proficiência matemática de alunos que concluem o Ensino Fundamental I ainda está bem aquém do desejado. Na busca de reverter esse quadro, o Governo Federal organizou um documento normativo (Base Nacional Comum Curricular) que estabelece um conjunto orgânico e progressivo de habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na área da matemática. De modo a desenvolver essas competências, o ensino de matemática encontra um forte aliado no uso de jogos de regras por caracterizar-se como uma ponte entre aquele que aprende e o objeto a ser aprendido. Tendo em vista esse referencial, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver a habilidade numérica de adição e subtração em alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental por meio do uso de 4 jogos matemáticos. Para tanto, foi selecionado um colégio pertencente à uma autarquia municipal no Estado de São Paulo. A pesquisa realizada no ano de 2021 se propôs a analisar a contribuição de 4 jogos matemáticos, adaptados especialmente para esta pesquisa, que apresentam uma crescente de habilidades relacionadas às operações de adição e subtração de até dois algarismos. O primeiro jogo dedicou-se ao estudo do sistema numérico por meio de um ludo de números; O segundo jogo focou nas operações de adição por meio da soma de dados e preenchimento de respostas em uma cartela; O terceiro dedicou-se à subtração e agilidade para encontrar a resposta da operação; O último focou na utilização dos conhecimentos obtidos nos três primeiros jogos para solucionar problemas matemáticos em um jogo de tabuleiro. Vale ressaltar que o segundo jogo, dedicado à adição, teve também sua versão digital. Para validar os resultados obtidos durante os jogos, os alunos foram submetidos à uma avaliação diagnóstica aplicada antes dos jogos e uma avaliação formativa, aplicada após o uso dos jogos. Dados importantes foram obtidos nas avaliações dos jogos que os alunos realizaram e também na autoavaliação de habilidades matemáticas proposta pela pesquisa. A metodologia de pesquisa selecionada orientou-se pelos princípios da pesquisa-ação por ser considerada um apoio ao ensino em sala de aula. Os resultados deste trabalho mostraram que é fundamental compreender que o jogo é um instrumento importante na aprendizagem de conceitos matemáticos e necessita de maior divulgação, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível verificar também que, ao final do trabalho, melhorias significativas foram observadas em relação à resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração. Por fim, destacou-se também o grande engajamentos dos alunos frente jogos digitais e a capacidade de autopercepção em relação às habilidades matemáticas aprendidas.
  • DOI: 10.11606/D.97.2022.tde-28042022-164914
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2022-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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