skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional
Fernanda Campagnucci Maria da Graca Jacintho Setton
2014
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(37.047 C186s )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional
Autor:
Fernanda Campagnucci
Maria da Graca Jacintho Setton
Assuntos:
PROFESSORES
;
SOCIALIZAÇÃO
;
MEIOS
DE
COMUNICAÇÃO
;
Educação
;
Mídia
;
Ofício Docente
;
Socialização
;
Socialization Teachers Education Media
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Muitos são os agentes presentes hoje na cobertura da imprensa sobre educação: organizações não governamentais, políticos, pesquisadores, empresários. No entanto, constata-se a ausência da opinião dos professores da educação básica, apesar
de
estes se encontrarem em posição privilegiada para avaliar a execução das políticas educacionais. Esta pesquisa identifica e analisa o silêncio dos professores como uma construção social. Parte da hipótese
de
que se articulam nesse processo
de
silenciamento fatores
de
ordem objetiva e
de
ordem subjetiva. Como expressão
de
ordem objetiva, destacam-se o contexto
de
desvalorização social e econômica do papel do professor, as representações que circulam no imaginário social a respeito da docência e a existência
de
mecanismos legais, administrativos e burocráticos que tolhem sua liberdade
de
expressão. Como elementos
de
ordem subjetiva, salienta-se a dinâmica da identidade profissional docente, construída e assimilada a partir
de
um panorama
de
desvalorização e suas percepções sobre seu papel no debate educacional. Buscou-se compreender de que maneira esses fatores se articulam, a partir do aporte das teorias da socialização contemporâneas. Para desenvolver esse argumento, foram coletados dados secundários sobre o professorado e a docência no Brasil em fontes acadêmicas e midiáticas, e realizadas dez entrevistas em profundidade com professores da rede estadual de ensino de São Paulo
Data de criação/publicação:
2014
Formato:
132 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
8
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript