skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo

Campos, Ana Paula

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2016-05-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
  • Autor: Campos, Ana Paula
  • Orientador: Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
  • Assuntos: Livro Infantil; Divulgação Científica; Educação Em Museus; Educação Não Formal; Educomunicação; Informação; Livro Paradidático; Livro Informativo; Livro Ilustrado; Design Gráfico; Design; Projeto Editorial; Processos Participativos; Processos De Design; Cocriação; Codesign; Processos Colaborativos; Criança; Non-Formal Education; Museum Education; Paradidactic Book; Picturebook; Participatory Processes; Child; Information Book; Children'S Book; Co-Creation; Co-Design; Collaborative Processes; Design Process; Editorial Design; Educommunication; Graphic Design; Information; Science Divulgation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
  • DOI: 10.11606/D.16.2016.tde-02092016-152309
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-05-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.