skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Expectativas dos alunos de graduação em odontologia em relação à importância da bioquímica na sua profissão

Milena S. D. da Costa Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Ana Carolina Magalhães; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (18. 2010 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2010

São Paulo Universidade de São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expectativas dos alunos de graduação em odontologia em relação à importância da bioquímica na sua profissão
  • Autor: Milena S. D. da Costa
  • Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Ana Carolina Magalhães; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (18. 2010 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: BIOQUÍMICA; ODONTOLOGIA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • É parte de: Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2010
  • Notas: Disponível em: <http://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineMenu?numeroEdicao=18>. Acesso em: 09 dez. 2010
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: O estudo teve como finalidade analisar a percepção do aluno de graduação do curso de Odontologia sobre sua perspectiva no uso dos conhecimentos de Bioquímica para sua futura carreira profissional, visando à adequação da disciplina, assim como à melhoria na conduta pedagógica dos professores. Métodos/Procedimentos: Foram utilizados dois questionários simples, compostos de questões de múltipla escolha e questões dissertativas (totalizando seis e quatro questões, respectivamente), sobre a disciplina de Bioquímica. Os questionários foram aplicados aos alunos do primeiro ano de graduação do curso de Odontologia da FOBUSP, ao início e ao final das disciplinas (1º semestre de 2010) de Bioquímica Estrutural e Funcional e Bioquímica Oral, sendo que o primeiro questionário se refere somente à BEF e o segundo, à BEF e BO. Os alunos responderam aos questionários de forma voluntária e anônima. Resultados: No total 37 alunos responderam ao primeiro questionário e 34, ao segundo questionário. No primeiro questionário, 81% dos alunos julgaram importante a disciplina de Bioquímica na sua atuação profissional. Já no segundo questionário, mais de 75,% da turma acredita que a disciplina de Bioquímica seja relevante no cotidiano clínico. Quanto à expectativa sobre o conteúdo, 40,5% dos alunos responderam que esperavam aprender, na disciplina, sobre as reações químicas das células e do corpo humano. Em relação ao processo de aprendizado, 62,1% acreditam que a maneira mais eficiente de se aprender tal disciplina seja por meio da integração de aulas teóricas e práticas, já que essa metodologia propicia a participação ativa no processo de aprendizagem
    Dentre o conteúdo ministrado nas disciplinas, os exemplos de aplicação do conteúdo teórico na atuação clínica, citados pelos alunos nos questionários, foram: placa bacteriana, importância dos carboidratos na dieta cariogênica, desnaturação protéica devido à ação da alta-rotação, composição da saliva, erosão dentária, doença periodontal, cárie dentária, fluorose dentária, uso e mecanismos do flúor, dentre outros. Nas questões dissertativas, foi sugerido, pela maioria dos alunos, que houvesse um aumento na carga horária das aulas práticas; ainda houve aprovação da metodologia de ensino adotada pelos professores da disciplina. Conclusões: Pode-se concluir que os alunos têm consciência da importância da disciplina de Bioquímica em sua carreira profissional. Mesmo havendo aprovação da disciplina, foram sugeridas algumas melhorias, tanto no conteúdo da disciplina quanto na metodologia do processo ensino-aprendizagem
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: abst. 3591.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.