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Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica (550-400 a.C.) o testemunho de vasos áticos e de textos antigos

Fábio Vergara Cerqueira Haiganuch Sarian

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T CERQUEIRA, F.V. 2001 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica (550-400 a.C.) o testemunho de vasos áticos e de textos antigos
  • Autor: Fábio Vergara Cerqueira
  • Haiganuch Sarian
  • Assuntos: ICONOGRAFIA; HISTÓRIA DA GRÉCIA (VIDA COTIDIANA)
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Essa obra se ocupa com o uso dos instrumentos musicais na vida diária, bem como com os diversos níveis de simbolismos que lhe são associados. A cerâmica ática constitui o documento privilegiado para abordar tanto o nível cotidiano quanto o nível dos valores. Na leitura da documentação iconográfica, da qual esta é portadora, mesclam-se, no que tange à utilização dos instrumentos no dia-a-dia dos atenienses, referências denotativas e conotativas. Por um lado, as imagens fornecem elementos descritivos das situações cotidianas nas quais os instrumentos são usados; por outro, indicam, por meio de uma linguagem mais ou menos idealista, mais ou menos metafórica, a dimensão simbólica que a cultura lhes atribui. A relação do documento iconográfico com os textos clássicos é sempre específica: em alguns casos, um referenda o outro; em outros, revelam visões diferentes; e, muitas vezes, um fala sobre o que o outro cala. A organização do corpus documental imagético num catálogo iconográfico sistemático permite que a imagem abandone sua função decorativa, comum nas páginas dos livros de história, de apenas ilustrar conhecimentos trazidos pela documentação escrita. Através do catálogo, lançamos um novo olhar sobre a vida social e cultural ateniense, que passa a ser vista através da perspectiva dos instrumentos musicais: de um lado, ocupam no dia-a-dia funções práticas na educação, no atletismo, nas atividades militares, no lazer, na família, na religião, nos atos
    fúnebres, nas atividades agro-pastoris bem como em algumas tarefas laboriosas; de outro, a imagem desses instrumentos é prenhe de sentido, pois evocam atores sociais distintos, aludem a práticas permitidas ou recomendadas a alguns grupos sociais e interditadas a outros. Por meio da leitura iconográfica do uso dos instrumentos, revisamos alguns importantes temas, como a condição da mulher na sociedade ateniense e as relações ) homoeróticas. A lýra, a kithára, a phórminx, o trígonon, o aulós, a sálpinx, a syrinx, o krótalon, o kýmbalon, o týmpanon não são objetos de um estudo organológico da história da música; por meio deles, tentamos compreender melhor como vivem e como são vistos socialmente meninos, efebos, cidadãos adultos, cortesãs, mulheres bem-nascidas, escravas, acólitos, estrangeiros, músicos profissionais, músicos amadores, etc
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 3 v anexos.
  • Idioma: Português

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