skip to main content

Concepções de psicopedagogia no Brasil: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade

Fontes, Marisa Aguetoni

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2005-05-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Concepções de psicopedagogia no Brasil: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade
  • Autor: Fontes, Marisa Aguetoni
  • Orientador: Crochik, Jose Leon
  • Assuntos: Pesquisa Científica; Psicologia Educacional; Psicopedagogia; Teoria Crítica; Critical Theory; Educational Psychology; Psychopedagogy; Scientific Research
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa tem como objetivos verificar uma parcela da produção científica no Brasil em um período de 20 anos (1981 a 2001), sobre o tema Psicopedagogia, incluindo dissertações e teses, caracterizando esta mesma produção segundo seus objetivos, referenciais teóricos, tipos de pesquisa, conclusões e as concepções de Psicopedagogia entendidas nessas obras. Procurou-se também, observar em que medida a Psicopedagogia está contribuindo para uma educação emancipatória. O referencial teórico utilizado é a Teoria Crítica da Sociedade, dando ênfase ao pensamento de Theodor Adorno. A Psicopedagogia é considerada uma estratégia, área ou prática destinada a entender, prevenir e tratar problemas de aprendizagem. Com as modalidades clínica e institucional, repete na maior parte das vezes os erros cometidos pela Psicologia do século passado: naturalização do indivíduo, reafirmação do psicologismo e do clinicalismo. Assim, ao desconsiderar os fatores objetivos em suas análises, a Psicopedagogia exclui a contradição existente entre indivíduo e sociedade convertendo-se em ideologia, reafirmando uma educação adaptativa. A melhora dessas condições só se dará a partir da auto-reflexão de seu discurso, abrindo portas para aprimorá-lo Concluindo, a Psicopedagogia de uma maneira geral não colabora para uma educação emancipatória.
  • DOI: 10.11606/D.47.2005.tde-05072012-091406
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2005-05-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.