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A educomunicação e a cultura escolar salesiana: a trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro

Pereira, Antonia Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-10-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A educomunicação e a cultura escolar salesiana: a trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro
  • Autor: Pereira, Antonia Alves
  • Orientador: Soares, Ismar de Oliveira
  • Assuntos: Comunicação E Educação; Ecossistemas Comunicativos; Educomunicação; Pedagogia Da Comunicação; Rede Salesiana De Escolas; Communication And Education; Ecosystems Communicative; Educommunication; Salesian Schools Network
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A metodologia deste estudo empírico-documental se deu por meio de um estudo de caso intensivo da Rede Salesiana de Escolas que investigou o entendimento da maneira salesiana de construir o conceito de Educomunicação a partir do confronto entre suas tradições - especialmente, das necessidades colocadas pela cultura midiática e pelo Sistema Preventivo Salesiano - e as possibilidades oferecidas pelo novo conceito para a renovação da missão institucional. Sua trajetória demonstra como se deu essa apropriação em nível mundial, continental e nacional, desde que a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, assessorada Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, fora implantada em suas instituições. A proposta educomunicativa chegou ao espaço mundial quando o ramo feminino dessa organização salesiana identificou nele elementos capazes de atualizar seu carisma e método de ensino denominado por Sistema Preventivo, o que possibilitou sua chegada aos cinco continentes. A esse grupo, juntou-se o ramo masculino da organização para assumiu a educomunicação como política de trabalho a ser implantado nas escolas do continente americano durante o encontro continental de escolas que se realizou em Cumbayá, Equador (2001). Este fato possibilitou o surgimento da Rede Salesiana de Escolas no Brasil. A pesquisa visa investigar como se deu essa apropriação conceitual e se teve igual força nas escolas gerenciadas pelos Salesianos e Salesianas. Sete anos após (2008), a rede de escolas continental continuou aprofundando essa perspectiva em torno do que chamou \"fato educomunicacional\". Em 2010, a rede brasileira assume e socializa para as escolas do Brasil a literatura produzida pelas Salesianas sobre o conceito e prática da Educomunicação, promovendo no mesmo período cursos de formação para seus educadores. A pesquisa conclui que os avanços registrados foram significativos, levando em conta a mobilização em torno do processo de reflexão e suas ressonâncias em torno da práticas verificadas tanto na produção literária - documentos sobre o conceito e sua inserção no material didático a serviço da Rede Salesiana de Escolas - quanto na mídia salesiana que circula informações sobre a difusão do conceito nas práticas salesianas ao redor do mundo. A investigação também demonstra que o conceito não está sendo imposto pelas lideranças do sistema educativo, mas construído de acordo com o entendimento que a organização vai obtendo em seu percurso reflexivo e prático. Sendo esta a primeira pesquisa que traça o percurso da Educomunicação no espaço de um sistema internacional de ensino, o trabalho apresenta elementos que podem ajudar na implementação do conceito em ambientes de redes complexas de educação formal
  • DOI: 10.11606/D.27.2012.tde-12062013-120610
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-10-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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