skip to main content

Interface comunicação-aprendizagem: condições para a gestão da educomunicação

Monteiro, Eduardo Bastos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-08-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Interface comunicação-aprendizagem: condições para a gestão da educomunicação
  • Autor: Monteiro, Eduardo Bastos
  • Orientador: Soares, Ismar de Oliveira
  • Assuntos: Aprendizagem; Indicadores; Gestão; Educomunicação; Midiaeducação; Educação; Comunicação; Metrics; Media Education; Management; Learning; Communication; Educommunication; Education
  • Notas: Tese (Doutorado) ; Bibliografia
  • Descrição: A pesquisa estuda a condição de convergência entre modalidades de comunicação e modalidades de aprendizagem em intervenções de caráter educomunicativo, considerando os fatores de tangibilidade e possíveis indicadores para seus modelos de gestão em perspectiva de escala - típicas das novas ambiências sociais de comunicação e educação. A partir da hipótese central da relação de contiguidade sistêmica entre processos de comunicação e de aprendizagem, trabalhada em perspectiva sociointeracionista, o estudo abrange os aspectos de cientificidade e a fundamentação teórica e epistemológica da abordagem educomunicativa. Este procedimento levou à proposição de um modelo metodológico de gestão de base sistêmica para a Educomunicação. E resultou na elaboração de um experimento metodológico, incorporando princípios e conceitos próprios da Educomunicação. O experimento foi aplicado em uma rede social digital projetada para a formação de professores do ensino público, especificamente sobre as ações de formação de agentes mediadores. Seu desenho apontou a resolução de alguns dos complexos problemas de gestão educativa do desenvolvimento de capacidades comunicativas e, ao mesmo tempo, forneceu subsídios substanciais para a verificação do sistema teórico de hipóteses.
  • DOI: 10.11606/T.27.2012.tde-17052013-111229
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-08-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.