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Nutricosméticos

Anunciato, Talita Pizza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto 2011-09-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Nutricosméticos
  • Autor: Anunciato, Talita Pizza
  • Orientador: Rocha Filho, Pedro Alves da
  • Assuntos: Cosmecêuticos; Nutracêuticos; Nutricosméticos; Cosmeceuticals; Nutraceuticals; Nutricosmetics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O mercado de cosméticos é altamente dinâmico, com o lançamento de novos produtos em velocidade acelerada. Nos últimos anos, novos conceitos também foram surgindo, como é o caso dos cosmecêuticos e, mais recentemente, dos nutricosméticos. A presente pesquisa teve como objetivo explorar o conceito dos nutricosméticos e, por meio de uma pesquisa exploratória, torna-se evidente que os mesmos são apresentados como a última tendência da indústria da beleza. Eles são o resultado da convergência entre as indústrias de cosméticos e alimentos, e são caracterizados pela ingestão de alimentos ou suplementos com o propósito de melhorar aspectos estéticos da pele e apêndices (antirrugas, antiacne, anticelulite, entre outros). São conhecidos como pílulas da beleza, cosméticos orais ou nutracêuticos cosméticos, cujo destaque é a beleza de dentro para fora. O principal apelo é o efeito antienvelhecimento, reduzindo a formação de rugas por combaterem os radicais livres. Verifica-se que a comunidade científica tem se esforçado em apresentar esclarecimentos e comprovações sobre os efeitos dos produtos com este conceito. Outra parte da pesquisa objetivou contribuir para o estudo do comportamento do consumidor, por meio de um survey, apresentando análises que buscam pontos comuns entre a fundamentação teórica e os dados resultantes relacionados a fatores que influenciam no planejamento e ação de compra dos consumidores. As respostas do questionário aplicado em uma amostra de pessoas do campus da USP de Ribeirão Preto, São Paulo, mostraram que 26% dos entrevistados conheciam previamente o termo nutricosmético, e apenas 20% relataram o uso. Verificou-se que existe uma grande parcela de consumidores que tem interesse em usar tais produtos, e a quase unanimidade dos entrevistados acreditam nos benefícios dos nutrientes ingeridos no dia a dia como impactantes na saúde e na beleza, o que justifica uma atitude favorável em relação a esses produtos. O caráter multidisciplinar desta pesquisa apresenta uma visão geral do conceito de nutricosméticos, representando uma grande contribuição para a literatura técnico científica do setor de cosméticos.
  • DOI: 10.11606/D.60.2011.tde-20092011-210914
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2011-09-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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