skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo

Berto, Rosianny Campos ; Simões, Regina Helena Silva

Revista brasileira de história da educação, 2024, Vol.24 (1), p.e304-24 [Periódico revisado por pares]

Curitiba: Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo
  • Autor: Berto, Rosianny Campos ; Simões, Regina Helena Silva
  • Assuntos: Editorials ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Education reform ; Educational Change ; educação nova ; escola ativa ; jornal escolar ; Pedagogy ; reforma da educação ; School Restructuring
  • É parte de: Revista brasileira de história da educação, 2024, Vol.24 (1), p.e304-24
  • Descrição: O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.
  • Editor: Curitiba: Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.