skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares

Mometti, Antonio Carlos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-02-11

Acesso online

  • Título:
    Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares
  • Autor: Mometti, Antonio Carlos
  • Orientador: Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
  • Assuntos: Cultura Didática; Ensino De Física; Esquemas De Ação E Recursos; Interdisciplinaridade; Action Schemes And Resources; Didactic Culture; Interdisciplinarity; Teaching Physics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Educação científica, matemática e tecnológica
  • Descrição: O ensino dito tradicional apresenta-se defasado - de acordo com a visão de estudiosos e especialistas da área - perante as novas necessidades que surgiram nos últimos anos e, os resultados educacionais publicados por meios oficiais mostram algumas deficiências no que tange ao Ensino de Física. Inovar, quando tratamos da disciplina Física como uma cultura, apresenta-se como uma tarefa difícil, limitada a poucos e com esquemas de ação e recursos do professor que não favorecem a aprendizagem efetiva do estudante formado numa cultura do ensinar tradicional. Tais esquemas são concernentes a esta estrutura e refletem na aprendizagem desta disciplina bem como na integração com as demais caracterizando aquilo que definimos por interdisciplinaridade. Deste modo, esta pesquisa teve por escopo estudar os percursos através dos quais os licenciandos em física desenvolveram para implementar uma ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) no que diz respeito às mudanças de seus esquemas de ação e recursos. Tal proposta foi formulada com o intuito de construirmos um entendimento de como se dá o processo de reprodução e transformação da cultura didática no Ensino de Física quando modificamos a perspectiva metodológica empregada para ensinar. O presente estudo partirá de uma abordagem sociológica baseada nas perspectivas teóricas de (SEWELL, 2005) e metodológicas de (FOUREZ, 1998;2001;2002) e (TOBIN, 2010).
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-02-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.