skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola

Silva, Paulo Vinicius Tosin Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-03-18

Acesso online

  • Título:
    As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola
  • Autor: Silva, Paulo Vinicius Tosin Da
  • Orientador: Rodrigues, Livia de Araujo Donnini
  • Assuntos: Multiculturalismo; Imigração; Identidade Cultural; Educação; Diferença; Education; Difference; Immigration; Multiculturalism; Cultural Identity
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com o advento da globalização e dos movimentos migratórios internacionais, as identidades culturais tornaram-se fluidas e compreendidas enquanto celebrações móveis e sujeitas ao contexto social em que os migrantes estão inseridos, produzindo reverberações no cotidiano das relações estabelecidas nesses espaços. A partir desse prisma, o presente estudo investiga as identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes em duas públicas no município de São Paulo SP, entendendo os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças. O protocolo de pesquisa compreendeu a observação etnográfica dos alunos em classes dos anos finais do Ensino Fundamental e aplicação de oficinas em contraturno, foi possível identificar os seguintes pontos de tensão: a língua no jogo de negociações, o cotidiano do trabalho em oficinas de costura, o imaginário sociocultural boliviano e as interseccionalidades. Mais que uma pesquisa unidirecional entre pesquisador e sujeitos da pesquisa dentro das escolas, o estudo teve como campos investigativos a cidade de São Paulo, a Rede Municipal de Educação de São Paulo e o próprio pesquisador imerso no trânsito pelo desconhecido. Embora não seja o foco do estudo, ao admitir a escola como território de disputas no campo do currículo, há que se considerar como as relações sociais desiguais estabelecidas impactam na forma como os sujeitos se apropriam do espaço escolar, constroem e são produtos desse espaço, manifestam suas identidades culturais e estabelecem suas relações sociais.
  • DOI: 10.11606/D.48.2022.tde-31052022-110929
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-03-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.