skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Intervenção educativa crítico-emancipatória por meio de jogo para enfrentamento da violência de gênero

Lucimara Fabiana Fornari Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 76, Suppl 2, e20220299, 2023

Brasília 2023

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (FONSECA, M. G. S. da doc 172e )(Acessar)

  • Título:
    Intervenção educativa crítico-emancipatória por meio de jogo para enfrentamento da violência de gênero
  • Autor: Lucimara Fabiana Fornari
  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
  • Assuntos: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; JOGOS; POLÍTICAS PÚBLICAS
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 76, Suppl 2, e20220299, 2023
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0299pt. Acesso em: 05 jan. 2024
  • Descrição: Objetivos: analisar uma intervenção educativa, por meio do jogo “Violetas”, para a qualificação de profissionais que atuam no enfrentamento da violência de gênero. Métodos: estudo de abordagem qualitativa, envolvendo 28 profissionais de serviços intersetoriais de atendimento às mulheres em situação de violência, localizados em três capitais brasileiras. Os dados foram coletados por meio de Oficinas de Trabalho Crítico-emancipatórias, sendo submetidos à análise de conteúdo temática através de software. Resultados: os padrões sexistas, a pornografia e a diversidade sexual foram temas elencados pelas participantes para intervenção na realidade. Para tanto, sugeriram ações de orientação sobre a violência de gênero, promoção da assistência individual e grupal e consolidação da rede de atendimento. Considerações Finais: a intervenção se mostrou lúdica, devido ao uso de jogo, crítica, pelo fato de permitir a reflexão sobre o tema, emancipatória, devido à possibilidade de as profissionais repensarem a prática e se qualificarem para o enfrentamento do problema
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: e20220299.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.