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Escrevivência e rotas de cultura: tessituras da aprendizagem dialógica

Pinheiro, Adalberto Vitor Raiol

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-06-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escrevivência e rotas de cultura: tessituras da aprendizagem dialógica
  • Autor: Pinheiro, Adalberto Vitor Raiol
  • Orientador: Iavelberg, Rosa
  • Assuntos: Arte-Educação; Rota De Cultura; Relações Dialógicas; Escrevivência; Experiência; Art Education; Experience; Dialogical Relations; Culture Route; Writing-Livigness
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar uma prática pedagógica que reconheça, nas relações dialógicas, novos olhares, reflexões, troca de conhecimentos e ampliação de modos de fazer e ser dos alunos. Desse modo, utilizamos arte visual e literária, compreendida como rota de cultura, a qual assume o papel de motivar diferentes ponderações e ações de aprendizagem por meio de três eixos: fazer, apreciar e refletir. Diante desse entendimento, as rotas de cultura despontam como dispositivo de apreciação e reflexão (leituras), enquanto o procedimento da escrevivência converte-se no fazer (produção verbal e/ou não verbal), no qual os sujeitos têm possibilidade de posicionar-se em relação a vários temas e assuntos. Assim, esta pesquisa pretende trazer à luz a prática pedagógica pautada no fluxo dialógico da escrevivência, constituído de rotas de cultura, jogos teatrais e escrevivência, os quais constituem-se elementos deflagradores do processo de aprendizagem, propiciando a leitura das vivências, incentivando a investigação coletiva e agindo como síntese da aprendizagem vivenciada. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico e qualitativo, a partir do labirinto de vivências, tal metáfora refere-se às ações educativas cujo propósito é contemplar um ambiente de pluralização e desestabilização de conceitos prontos, em que indivíduo esteja em um contexto aberto às múltiplas vivências e aprendizagens. A amostra de pesquisa é composta por um grupo de alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de tempo integral Prof. Jamil Khauan, situada no interior do estado de São Paulo. Os oito encontros do labirinto foram alicerçados em quatro blocos temáticos: o primeiro deles, arte, relação eu-outro e adolescência; o segundo, a palavra no processo de interação; o terceiro, reflexões sobre/na prática; e o último, criação e elaboração das escrevivências. Os resultados da pesquisa indicam que os sujeitos vivenciaram uma experiência educativa em arte visual e literária, compreendida neste contexto como rota de cultura, a qual possibilitou novas conexões dos participantes consigo e com o outro, em um cenário de inter-relações constantes com a subjetividade, cultura, historicidade, conhecimento, percepção e imaginação. Para o professor, este indivíduo assume o papel de investigador criativo e participante ativo num processo de contínuas negociações de significados, posicionamentos e atitudes.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-23102020-122303
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-06-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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