skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Papel do estrógeno e da progesterona na modulação da inflamação pulmonar induzida pela exposição ao formaldeído.

R. M. Amemiya A Lino dos Santos Franco; A. P Ligeiro de Oliveira; R. M Oliveira-Filho Tavares, de Lima, Wothan; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (25. 2010 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Biofísica (35. 2010 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Fisiologia (45. 2010 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (26. 2010 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (33. 2010 Águas de Lindóia); Congresso do Brazilian Society for Research on Vision and Ophthalmology - BRAVO (7. 2010 Águas de Lindóia)

Resumos São Paulo : FeSBE, 2010

São Paulo FeSBE 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Papel do estrógeno e da progesterona na modulação da inflamação pulmonar induzida pela exposição ao formaldeído.
  • Autor: R. M. Amemiya
  • A Lino dos Santos Franco; A. P Ligeiro de Oliveira; R. M Oliveira-Filho Tavares, de Lima, Wothan; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (25. 2010 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Biofísica (35. 2010 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Fisiologia (45. 2010 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (26. 2010 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (33. 2010 Águas de Lindóia); Congresso do Brazilian Society for Research on Vision and Ophthalmology - BRAVO (7. 2010 Águas de Lindóia)
  • Assuntos: FARMACOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo : FeSBE, 2010
  • Descrição: OBJETIVOS: O formaldeído (FA) é um poluente ambiental presente em materiais de construção, produtos de madeira, cosméticos, laboratórios de patologia, histologia e anatomia. É emitido também na queima do gás de cozinha e na fumaça do cigarro. A exposição ao FA causa risco à saúde, constituindo importante fator de origem de asma ocupacional e ambiental. Diversos são os fatores que interferem na asma, dentre eles os hormônios sexuais femininos (HSF) merecem destaque. Considerando que o FA induz inflamação pulmonar, o nosso objetivo foi investigar o potencial papel modulador do estrógeno e da progesterona sobre a inflamação pulmonar induzida pela exposição ao FA. MÉTODO E RESULTADOS: Ratas Wistar foram ovariectomizadas (OVx) ou não (Sham OVx) e após 7 dias da cirurgia ou da falsa operação foram submetidas a exposição ao FA (1%, 3 dias, 90 min/dia). Paralelamente, outro grupo de ratas 7 dias após a OVx foram tratadas com estrógeno (280 μg/kg, sc) ou progesterona (200 μg/kg, sc) 4 h antes de cada inalação com FA. Após 24 h da última inalação com FA a contagem de células presentes no lavado broncoalveolar (LBA), no sangue periférico, na medula óssea e a atividade da enzima mieloperoxidase (MPO) foram avaliadas. Ratas OVx apresentaram redução do número de mononucleares e de neutrófilos coletados no LBA do grupo FA em relação ao grupo Sham OVx.
    O tratamento com estrógeno ou progesterona não modificou o número de células mononucleares, no entanto aumentou o de neutrófilos do grupo FA OVx em relação ao grupo OVx não tratado. Além disso, o tratamento com progesterona aumentou o número de eosinófilos presentes no LBA do grupo FA OVx em relação ao grupo FA OVx não tratado. A OVx reduziu a MPO pulmonar em ratas expostas ao FA e o tratamento com estrógeno ou progesterona potencializou a redução da MPO em relação ao grupo OVx não tratado. O tratamento com estrógeno em ratas OVx submetidas à exposição ao FA não alterou a celularidade da medula, em contrapartida o tratamento com progesterona reduziu ainda mais o número de células presentes na medula e aumentou o número de células presentes no sangue periférico. CONCLUSÃO: Nossos dados sugerem que o estrógeno e a progesterona medeiam a inflamação pulmonar desencadeada pela exposição ao FA exercendo ação pró-inflamatória. Assim, os dados obtidos neste estudo podem contribuir para a compreensão de mecanismos subjacentes aos efeitos dos HSF na vigência do FA.
  • Editor: São Paulo FeSBE
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: res. 34.069.
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.