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Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer

Brandão, Angela

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 1 (2017); 169-197

Universidade de São Paulo. Museu Paulista 2017-04-01

Acesso online

  • Título:
    Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer
  • Autor: Brandão, Angela
  • Assuntos: Furniture History; Miniatures; Santana Master; História Do Mobiliário; Miniaturas; Santana Mestra
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 1 (2017); 169-197
  • Descrição: This paper is dedicated to furniture miniatures, which interest exists possibly since the natural size furniture becomes an element of civilization. Even if furniture miniatures can be seen by their ritualistic and mortuary functions since ancient times as a way to meet the needs of life beyond death, we can also observe them as real furniture symbols, perceived by their playful character, as toys; or by their function, as useful objects. But there is another aspect that refers to the elaborate process of furniture construction in the eighteenth century, in which an artisan should demonstrate its ability to produce miniature perfectly equal to those in natural size. It is possible to propose, however, another way of understanding the miniature furniture: the presence of such objects of reduced dimensions in the colonial Brazilian art, taking as an example the throne of Santana Master, which leads to the interpretation of a double meaning - an specific devotion coupled with the demonstration of a “savoir-faire”.
    Este artigo trata das miniaturas de móveis, as quais possivelmente despertam interesse desde que os móveis em tamanho real se tornaram elementos de civilização. Embora as miniaturas de mobília possam ser observadas por suas funções ritualísticas e mortuárias desde a Antiguidade como forma de atender às necessidades da vida além da morte, também são reconhecidas como símbolos de móveis reais e percebidas por seu caráter lúdico, como peças de brinquedo, ou por sua função, como peças de uso. Porém, há outro aspecto relativo ao elaborado processo de feitio de móveis no século XVIII, em que um artesão qualificado deveria demonstrar sua capacidade de produzir peças em miniatura perfeitamente iguais àquelas em tamanho natural. Seria possível estabelecer ainda uma via de compreensão dos móveis em miniatura: a presença de tais objetos de dimensões reduzidas na estatuária sacra brasileira colonial, tomando como exemplo o trono de Santana Mestra, o que nos leva à interpretação de um significado duplo - uma devoção específica somada à demonstração de um savoir-faire.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139678/134958
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu Paulista
  • Data de criação/publicação: 2017-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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