skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Producción Intelectual USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Producción Intelectual USP
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Paulo Chiesa Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
2001
Disponible en
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(G720.781 C434d )
y otras localizaciones
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Autor:
Paulo Chiesa
Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
Materias:
ARQUITETURA
(ESTUDO E ENSINO)
;
PROJETO DE
ARQUITETURA
(ESTUDO E ENSINO)
;
DESENHO ARQUITETÔNICO
Notas:
Tese (Doutorado)
Tese (Doutorado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade de São Paulo
Descripción:
A partir de uma experiência didática coordenada pelo autor na sua escola - o Ateliê UIA 1996, o ensino do projeto em
arquitetura
começou a ser discutido. Isso aconteceu na Universidade Federal do Paraná, no Curso de
Arquitetura
e Urbanismo, entre 1995 e 1996. Partiu-se da idéia de que
Arquitetura
é a arte e a técnica de projetar e construir espaços úteis à sociedade, e ainda, é capaz de articular e integrar os conhecimentos sobre edifícios, cidades e paisagens num todo complexo e interdependente, subtendido no conceito de ambiente. A proposta também estabelece que se aprende
arquitetura
desenhando-a, e, portanto, o processo de desenho sintetiza o método específico da disciplina.Por outro lado, defende-se a particular visão de que a escola estrutura e planeja o processo de ensino e aprendizagem a partir da realidade física e social do ambiente onde ele se insere. Nesse caso, a problemática da Região Metropolitana de Curitiba é tomada como referência para o exercício de projeto, tanto alimentando as estratégias de ensino e aprendizagem como desenhando o perfil do profissional formado nessa escola. O foco central da análise dirige-se ao processo de transmissão cultural feito pela escola e pelo professor - destacando o papel original e criativo de ambos na construção das disciplinas acadêmicas. As noções de cultura - cultura da escola e de saber docente e discente - são utilizadas para refletir sobre a tradição brasileira no ensino de projeto e para sistematizar
o Ateliê UIA 96. )A investigação concentra-se nas últimas cinco décadas do século XX, período marcado por intensas transformações no modo de vida dos brasileiros e do ambiente em geral. Uma fase expressiva da moderna
arquitetura
brasileira, na qual foram desenvolvidos os modelos de escola e ensino de
arquitetura
de nosso País, incluindo o do CAUUFPR. O estudo desse panorama histórico objetivou investigar a existência ou não de uma doutrina de projeto, gerada no entrelaçamento da trajetória do CAUUFPR e da
arquitetura
na cidade de Curitiba. Esta tese sustenta que o ensino superior de
arquitetura
deve ser considerado como um trabalho social específico e exigente, tanto do ponto de vista ético quanto profissional. As suas conclusões incluem a discussão da proposta de ensino de projeto integrado em
arquitetura
assim como a do programa de ensino desenvolvido na disciplina de Estudos da Forma ministrada no primeiro ano da CAUUFPR. O resultado final é, portanto, a argüição e defesa de uma disciplina acadêmica orientada pelos pressupostos defendidos nesta tese e pelas atuais diretrizes curriculares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
Fecha de creación:
2001
Formato:
139 p.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
Este registro en el Catálogo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
8
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript