skip to main content

Um modelo de contato sólido-sólido para o método de partículas moving particle simulation

Pedro Henrique Saggioratto Osello Liang Yee Cheng 1965-; Rubens Augusto Amaro Junior; Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2016 (37. November 6-9, 2016 ABMEC, Brasília, DF)

Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE Brasília, DF v. 2, n. 35, p.205-223, 2016

Brasília, DF 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Um modelo de contato sólido-sólido para o método de partículas moving particle simulation
  • Autor: Pedro Henrique Saggioratto Osello
  • Liang Yee Cheng 1965-; Rubens Augusto Amaro Junior; Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2016 (37. November 6-9, 2016 ABMEC, Brasília, DF)
  • Assuntos: DINÂMICA DOS FLUÍDOS COMPUTACIONAL; INTERAÇÃO FLUIDO-ESTRUTURA; HIDRODINÂMICA
  • É parte de: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE Brasília, DF v. 2, n. 35, p.205-223, 2016
  • Notas: Disponível em: http://ojs.bce.unb.br/index.php/ripe/article/view/25176. Acesso em: 23 dez. 2021
  • Descrição: Problemas de interação fluído-estrutura com presença de superfície livre e sólidos livres para deslocar são fenômenos hidrodinâmicos altamente não lineares e de elevada complexidade, que trazem grandes desafios para a modelagem e simulação computacional. Nos casos de contato ou colisão entre sólidos, normalmente é necessário realizar algum tratamento específico para impedir a penetração entre corpos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento de uma técnica de simulação dos fenômenos hidráulicos e costeiros que envolvem a interação entre fluídos e sólidos apresentando um modelo de contato sólido-sólido para o método Moving Particle Simulation (MPS). O MPS é um método baseado na discretização do domínio em partículas, sem utilização de malha, e capaz de modelar geometrias complexas com grandes deslocamentos e deformação, incluindo superfícies livres com fragmentação e junção de fluídos e presença de multicorpos. O modelo de contato sólido-sólido proposto visa estender as funcionalidades do MPS, simplificando forças interfaciais por meio de um sistema massa-mola-amortecedor, de forma a reproduzir as propriedades macroscópicas da interação entre multicorpos. Comparações entre resultados numéricos e analíticos são realizados para calibração de constantes do modelo. O modelo é aplicado para um caso de carregamento de sólido livre em escoamento com superfície livre, e comparado com resultados numéricos e experimentais.
  • Editor: Brasília, DF
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 205-223.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.