skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Vivência do enfermeiro em simulação de alta fidelidade no contexto da saúde

Mendonça, Catarina Terumi Abe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2016-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Vivência do enfermeiro em simulação de alta fidelidade no contexto da saúde
  • Autor: Mendonça, Catarina Terumi Abe
  • Orientador: Fernandes, Maria de Fatima Prado
  • Assuntos: Educação Em Enfermagem; Enfermeiras E Enfermeiros; Simulação; Nurses; Nursing Education; Simulation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: Na área da enfermagem, a simulação de alta fidelidade vem se expandindo a fim de fornecer novas ferramentas para os enfermeiros atuarem em situações de saúde em seu cotidiano de trabalho, proporcionando um conjunto de experiências que ampliam as possibilidades de olhar o assistir por diferentes dimensões do cuidado individualizado, considerando também as relações em equipe e privilegiando o saber e o fazer como processos indissociáveis. Objetivo: Analisar a vivência do enfermeiro na simulação de alta fidelidade no contexto da saúde. Método: Estudo de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido por meio da vertente qualitativa. Foram realizadas 14 entrevistas com enfermeiros que vivenciaram simulações de alta fidelidade e aplicada a análise de conteúdo temático referida por Minayo. Da análise dos dados, surgiram 11 categorias, sendo sete relacionadas como componentes fortes e quatro como componentes vulneráveis da simulação. Resultados: Componentes fortes - aspectos da simulação que propiciam a crítica reflexiva e analítica, abrangendo a esfera comportamental e social e a importância do facilitador na condução do debriefing para o aprimoramento do saber na estratégia da simulação. Componentes vulneráveis - presença de posturas e sentimentos não esperados na simulação e necessidade de os participantes já terem conhecimentos teóricos para obter um melhor desempenho durante a simulação. Considerações finais: A simulação abre espaço para criar e recriar, tendo como base ferramentas que aproximam cada vez mais o participante de seu real propósito de aprender, podendo ir além da realidade, no sentido de transcender aquilo que já conhece, viabilizando o alcance de novos conhecimentos e indo além da dimensão técnica. Essa realidade se estende ao educador, contribuindo para fortalecer a estratégia da simulação como recurso de aprendizagem no contexto da assistência de enfermagem.
  • DOI: 10.11606/D.7.2018.tde-27042018-094349
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2016-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.