skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem

Passos, Vanda Cristina Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2009-06-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem
  • Autor: Passos, Vanda Cristina Dos Santos
  • Orientador: Takahashi, Regina Toshie
  • Assuntos: Educação Contínua; Enfermagem; Ensino De Enfermagem; Formação De Professor; Continuing Education; Nursing; Nursing Education; Teachers Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de um estudo sobre O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante do nível médio de enfermagem . O objetivo geral da pesquisa foi compreender o significado da Educação Contínua para o professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem e os objetivos específicos foram: identificar a percepção do professor em relação a educação contínua; identificar os fatores facilitadores e as dificuldades que os professores enfrentam para realizar a educação contínua. No estudo, consideramos a educação contínua importante ferramenta para o aprimoramento, aperfeiçoamento do professor no processo de ensino aprendizagem, o qual propicia o seu desenvolvimento de forma ampla para transformar a si mesmo, seu grupo e a sociedade em que o professor atua. Com relação ao delineamento metodológico, é um estudo de natureza exploratória - descritiva, utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular, situada na zona leste de São Paulo, mantida por uma congregação religiosa. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores, que compõem o quadro de docentes da escola. Os dados foram coletados utilizando-se da técnica de entrevista, contendo uma questão aberta, gravada e transcrita na íntegra. Dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, fatores que dificultam e facilitam á educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que o professor possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si e do outro. Sendo assim, possibilitar-se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, refletindo na sua relação com os discentes, com os outros docentes e com a direção
  • DOI: 10.11606/D.7.2009.tde-22062009-142833
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2009-06-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.