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Simulador de planta geradora e propulsora de navios petroleiros em tempo real: desenvolvimento e melhorias de técnicas de automação e controle para a praça de máquinas.

Hidalgo, Matheus Cammarosano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2021-03-05

Acesso online

  • Título:
    Simulador de planta geradora e propulsora de navios petroleiros em tempo real: desenvolvimento e melhorias de técnicas de automação e controle para a praça de máquinas.
  • Autor: Hidalgo, Matheus Cammarosano
  • Orientador: Kassab Junior, Fuad
  • Assuntos: Algorítmos; Propulsão (Controle); Prevenção De Blecautes; Navios; Modelagem; Simulação; Modeling And Simulation; Equilibrium Points; Blackout Prevention; Propulsion Control
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Simuladores tem sido cada vez mais utilizados para testes de controladores e algoritmos de otimização, pois a realização de experimentos em ambientes simulados ajuda a validar o sistema de controle e com isso se evitam possíveis transtornos e prejuízos de testar controladores e algoritmos de otimização diretamente na planta real. Este trabalho desenvolve um simulador da planta geradora e propulsora de navios petroleiros, o SimProPMS, com o intuito de criar e testar técnicas de controle e algoritmos aplicados a problemas comumente encontrados neste tipo de planta. O SimProPMS é capaz de rodar simulações integradas em tempo real, permitindo fornecer um ciclo de desenvolvimento ágil para o sistema de controle. Além disso, ele permite simular uma gama de plantas diferentes, com o limite de quatro geradores, quatro propulsores elétricos e um motor de combustão a Diesel com parametrizações distintas. Ademais, este trabalho utiliza o SimProPMS para analisar um algoritmo de otimização de consumo de combustível já existente e compará-lo com uma abordagem tradicional, além de aprimorar um algoritmo utilizado para prevenção de blecautes. Este trabalho também realiza uma análise de pontos de equilíbrio das técnicas de controle da propulsão, levando em conta imprecisões nos parâmetros estimados dos controladores.
  • DOI: 10.11606/T.3.2021.tde-08072021-112309
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2021-03-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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