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A Hi-vision do Japão mudança de paradigma técnico ou estético?

Almir Almas

Galáxia : revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura São Paulo n. 3, p. 129-149, 2002

São Paulo 2002

Disponible en ECA - Escola de Comunicações e Artes    (410 Galáxia )(Obténgalo)

  • Título:
    A Hi-vision do Japão mudança de paradigma técnico ou estético?
  • Autor: Almir Almas
  • Materias: TELEVISÃO DE ALTA DEFINIÇÃO; TELEVISÃO -- JAPÃO; MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA; SEMIÓTICA DAS CULTURAS
  • Es parte de: Galáxia : revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura São Paulo n. 3, p. 129-149, 2002
  • Notas: Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1260. Acesso em: 05 out. 2017
  • Descripción: No Japão, a transmissão em HDTV tem uma história de quase quatro décadas com a criação de uma tecnologia chamada Hi-Vision e seu sistema MUSE, que apresenta pequenas diferenças em relação aos outros dois sistemas mundiais, o europeu, HD-MAC, e o americano, ATV. O que tem mais visibilidade nesse campo é o fato de que a HDTV traz em si paradigmas técnicos que mexem com a qualidade da imagem. O que não se vê muito, no entanto, é o alinhamento entre os paradigmas técnicos e estéticos. Isto é, fatos que mostrem mudanças na linguagem da programação de televisão trazidas pela mudança tecnológica. Por isso, o que faço neste texto não é simplesmente destacar a tecnologia de HDTV desenvolvida pelo Japão, e sim entender o casamento entre técnica e estética na geração do produto televisivo. Ou seja, a partir de um programa gerado pela NHK, rede pública de televisão japonesa, abordo a influência dessa nova tecnologia na criação artística e técnica de TV. Tomando mão das teorias da semiótica da cultura, pensada a partir dos pressupostos da Escola de Tártu, verifico se há e onde há processos que podem ser entendidos como sistema modelizante e em que modelos artísticos da cultura japonesa eles se apóiam
  • Editor: São Paulo
  • Fecha de creación: 2002
  • Formato: p. 129-149.
  • Idioma: Portugués

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