skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânica

Pereira, Cibele Zanatta Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-04-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânica
  • Autor: Pereira, Cibele Zanatta Da Silva
  • Orientador: Veiga, Márcia Andreia Mesquita Silva da
  • Assuntos: Aplicativo; Realidade Aumentada; Química Orgânica; Qrcode; Tecnologias Educacionais; Isomeria; Inovação Educacional; Organic Chemistry; Educational Technologies; Educational Innovation; Augmented Reality; Isomerism
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A sociedade contemporânea teve seu cotidiano modificado alavancado pela ascensão do digital, que nos transportou para a era da informação. O uso de smartphones no ensino já é uma realidade, entretanto, os estudantes do ensino médio conhecem bastante sobre a utilização da tecnologia, porém não são capazes de relacioná-la com a ciência e o seu cotidiano. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo a utilização de tecnologias atuais como a realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), Código de Resposta Rápida (QR Code, do inglês Quick Response) e plataformas online, no ensino de isomeria em Química Orgânica para alunos do ensino médio. Para tal propósito, foram empregados os programas Unity, Blender, Vuforia e Jmol, no desenvolvimento do aplicativo nomeado IsomeriAR. O aplicativo desenvolvido projetou, com sucesso, na tela de um dispositivo móvel, imagens tridimensionais de compostos orgânicos permitindo, além da visualização espacial, a interação manual do usuário com as moléculas virtuais. O aluno poderá manusear, rotacionar, ampliar e reduzir o tamanho do objeto virtual, além de poder comparar duas estruturas simultaneamente. Para utilização desse recurso pedagógico são apresentadas sugestões pautadas na prática de metodologias ativas para o aprendizado de química orgânica. O produto desenvolvido é viável e será aplicado em sala tão logo aconteça o retorno às aulas presenciais.
  • DOI: 10.11606/D.59.2022.tde-28062022-071529
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-04-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.