O currículo de matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96
ABCD PBi


O currículo de matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96

  • Autor: José Carlos Oliveira Costa
  • Vinício de Macedo Santos
  • Assuntos: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO; REFORMA DO ENSINO -- 1990-1999; ENSINO MÉDIO (HISTÓRIA) -- BRASIL; POLÍTICA EDUCACIONAL -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a natureza do ensino médio, e sobre a formação matemática necessária ao aluno desse nível de ensino tendo como referência para análise o resultado de estudos realizados no campo da educação e educação matemática, e o conteúdo de documentos elaborados por organismos oficiais da educação brasileira. A definição deste estudo decorre dos seguintes fatores: a) O Ensino Médio no Brasil tem sua "identidade" marcada pelas dificuldades típicas de um nível de ensino, que por ser intermediário precisa dar respostas à ambigüidade gerada pela necessidade de ser, ao mesmo tempo, propedêutico e terminal. , b) a existência de poucos trabalhos voltados para o currículo de matemática no ensino médio; c) crescimento acentuado do acesso da população a esse nível de ensino nos últimos anos; e d) as recentes alterações na ) legislação educacional brasileira em decorrência da promulgação da LDBEN 9394/96 e as motivações governamentais e da sociedade civil. As mudanças do Ensino Médio na legislação acarretaram para o currículo de matemática um rol de problemas detectados tanto na proposição como na implementação, tais como: excesso de conteúdos, indefinição de um projeto e conceitos chaves, não consideração das realidades e necessidades regionais. Além disso, constata que a superação da dualidade mencionada não é uma decisão meramente pedagógica, mas política. A análise documental empreendida neste estudo constitui-se abordagem técnica para
    a obtenção de dados qualitativos relativos à formulação e cumprimento de políticas educacionais vigentes. Entre as principais conclusões deste estudo verifica-se que as prescrições presentes na legislação mais ) recente contribuem para manter e perpetuar a crise de identidade do Ensino Médio no Brasil
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 161 p anexos (23 p.).
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FE - Faculdade de Educação (375.3(81) C837c )