O currículo de matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96
ABCD PBi
O currículo de matemática no ensino médio e as prescrições da LDB 9394/96
Autor:
José Carlos Oliveira Costa
Vinício de Macedo Santos
Assuntos:
MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO)
;
CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
;
REFORMA DO ENSINO -- 1990-1999
;
ENSINO MÉDIO (HISTÓRIA) -- BRASIL
;
POLÍTICA EDUCACIONAL -- BRASIL
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a natureza do ensino médio, e sobre a formação matemática necessária ao aluno desse nível de ensino tendo como referência para análise o resultado de estudos realizados no campo da educação e educação matemática, e o conteúdo de documentos elaborados por organismos oficiais da educação brasileira. A definição deste estudo decorre dos seguintes fatores: a) O Ensino Médio no Brasil tem sua "identidade" marcada pelas dificuldades típicas de um nível de ensino, que por ser intermediário precisa dar respostas à ambigüidade gerada pela necessidade de ser, ao mesmo tempo, propedêutico e terminal. , b) a existência de poucos trabalhos voltados para o currículo de matemática no ensino médio; c) crescimento acentuado do acesso da população a esse nível de ensino nos últimos anos; e d) as recentes alterações na ) legislação educacional brasileira em decorrência da promulgação da LDBEN 9394/96 e as motivações governamentais e da sociedade civil. As mudanças do Ensino Médio na legislação acarretaram para o currículo de matemática um rol de problemas detectados tanto na proposição como na implementação, tais como: excesso de conteúdos, indefinição de um projeto e conceitos chaves, não consideração das realidades e necessidades regionais. Além disso, constata que a superação da dualidade mencionada não é uma decisão meramente pedagógica, mas política. A análise documental empreendida neste estudo constitui-se abordagem técnica para
a obtenção de dados qualitativos relativos à formulação e cumprimento de políticas educacionais vigentes. Entre as principais conclusões deste estudo verifica-se que as prescrições presentes na legislação mais ) recente contribuem para manter e perpetuar a crise de identidade do Ensino Médio no Brasil
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
161 p anexos (23 p.).
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FE - Faculdade de Educação (375.3(81) C837c )