skip to main content

Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Luciane Sá de Andrade; Marta Angélica Iossi Silva

Brazilian Journal of Development Curitiba v. 5, n. 7, p. 10983-10996, 2019

Curitiba 2019

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3009362 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem
  • Autor: Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
  • Luciane Sá de Andrade; Marta Angélica Iossi Silva
  • Assuntos: ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO; ENSINO; PORTFÓLIOS; APRENDIZAGEM; Ciclo Pedagógico; Educação Básica; Ensino-Aprendizagem; Pedagogical Cycle; Portfolio; Nursing; Basic Education; Teaching-Learning
  • É parte de: Brazilian Journal of Development Curitiba v. 5, n. 7, p. 10983-10996, 2019
  • Descrição: Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se
    vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados 876110984pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso
  • Editor: Curitiba
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 10983-10996.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.