skip to main content

O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY

Gonçalves, Marco Antonio

Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.543-575

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY
  • Autor: Gonçalves, Marco Antonio
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; Collective representation ; Epistemology ; Fiction ; Knowledge ; Motion pictures ; Social life & customs ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY ; SOCIOLOGY ; Studies ; Truth
  • É parte de: Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.543-575
  • Descrição: Resumo A partir de uma leitura renovada do filme Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, tomamos o sorriso de Nanook como guia para rediscutir questões cruciais, que estão na base das discussões epistemológicas tanto do cinema quanto da antropologia: o problema da verdade/falsidade e ficção/realidade, o modo de produzir o conhecimento, a encenação da vida social, o ilusionismo e o anti-ilusionismo das representações sociais, os modos de representação do outro, o problema da indexicalidade das imagens como marcas de suas vinculações com o mundo. Abstract Starting from a new reading of Robert Flaherty's Nanook of the North (1922), I take the smile of Nanook as a guide to rediscuss crucial issues, revisiting essential problems that underlie the epistemological discussions of both cinema and anthropology: the problem of truth/falsity and fiction/reality, the way of producing knowledge, the staging of social life, the illusionism and anti-illusionism of social representations, the modes of representation of the other, or the problem of the indexicality of images as marks of their links with the world.
  • Editor: Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.