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Uma história das procissões organizadas por artistas no Brasil e no contexto internacional (1931-2017)

Maier, Tobias Caspar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-05-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma história das procissões organizadas por artistas no Brasil e no contexto internacional (1931-2017)
  • Autor: Maier, Tobias Caspar
  • Orientador: Andrade, Mario Celso Ramiro de
  • Assuntos: Arte Brasileira; Arte Pública; Procissão; Curadoria De Arte Contemporânea; Performance; Procession; Curating Contemporary Art; Brazilian Art; Public Art
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: A partir de uma analise da representação de procissões por artistas brasileiros em pinturas do século XX, a pesquisa analisa o desenvolvimento da organização de procissões por artistas em meio performático nos espaços públicos das cidades do Brasil e no mundo. Ao apresentar vários exemplos, o autor descreve as procissões organizadas por artistas como uma performance de resistência no Brasil em domínio público, antes, durante e após a ditadura militar. Ao traçar essa história por meio de exemplos cronologicamente expostos, e uma série de 25 entrevistas com artistas brasileiros e internacionais (transcritos no primeiro apêndice), a tese procurou demonstrar a grande variedade de temas e contextos que motivam artistas a organizar procissões e as formas que as performances podem tomar. O capítulo 3 analisa as possibilidades de participação do público nas procissões traçando comparações entre realidades brasileiras e internacionais com a recente teoria de estética relacional. O capítulo 4 introduz a variedade de documentação e elementos esculturais que surgem de eventos efêmeros e a sua apresentação em exposições. O capítulo 5 levanta questões a volta de tempo e agenciamento em projetos artísticos participativos, e assim torna-se evidente que as procissões e desfiles organizados por esses agentes culturais tentam manter seu potencial crítico, ao mesmo tempo que se tornaram um meio de apoio institucional. O segundo apêndice lista obras para uma possível exposição com vestígios, obras e documentos que resultam das procissões organizadas por artistas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-20072018-113437
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-05-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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