skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial
Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza João Adolfo Hansen 1942-
2002
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T SOUZA, G.M.G.M.A. 2002 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial
Autor:
Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza
João Adolfo Hansen 1942-
Assuntos:
Aleijadinho pseudônimo (Antônio Francisco Lisboa) 1730-1814
;
HISTÓRIA
DA
ARTE
--
SÉCULO
19
--
BRASIL
;
BARROCO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O trabalho é uma leitura crítica de discursos de vários gêneros que, desde o
século
XIX, produziram Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", como um herói cultural antecipador
da
suposta «identidade cultural brasileira». A base inicial do trabalho é a biografia de Aleijadinho publicada por Rodrigo José Ferreira Bretas, em 1858. O trabalho analisa a biografia não como documento revelador de "fatos reais", mas como obra especificada enquanto gênero literário, segundo usos ainda correntes no
século
XIX. Como retrato biográfico, o texto de Bretas aplica tópicas românticas nas quais a exageração dos caracteres e paixões reforça a deformação do personagem como herói, para adequá-lo aos fins do nacionalismo preconizado no projeto de construção
da
idéia de Nação levado a cabo pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro a partir de 1838. O mito assim construído na ficção foi reapropriado como evidência histórica, posteriormente, em diversos programas
da
história
do pensamento sobre letras e artes no Brasil. Nos séculos XIX e XX, propuseram interpretações das obras atribuídas ao Aleijadinho mobilizando noções raciais, ambientais, psicológicas, artísticas, políticas não documentadas no tempo do artífice. O trabalho trata de condicionamentos materiais, institucionais e retóricos da produção artística no século XVIII, para evidenciar que o termo "barroco" e as categorias psicologistas e expressivas a ele associadas em muitos desses discursos são
exteriores às práticas efetivas dos artífices luso-brasileiros desse tempo
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
413 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript