skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Resposta inflamatória e reparo tecidual frente à implantação de matriz colágena suína em camundongos parâmetros histomorfométricos

B. L. Paula A. C Souza-Gonçalves; Y. S Santos; F. F. S. L Vieira; M. C Nogueira; S. O. B Franzolin; Gustavo Pompermaier Garlet; E. M. V Silveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (34. 2017 Campinas)

Brazilian Oral Research v. 31, p. 430, res. PN1211, 2017. Supplement 2 1807-3107

São Paulo 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Resposta inflamatória e reparo tecidual frente à implantação de matriz colágena suína em camundongos parâmetros histomorfométricos
  • Autor: B. L. Paula
  • A. C Souza-Gonçalves; Y. S Santos; F. F. S. L Vieira; M. C Nogueira; S. O. B Franzolin; Gustavo Pompermaier Garlet; E. M. V Silveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (34. 2017 Campinas)
  • Assuntos: INFLAMAÇÃO; TECIDOS (ANATOMIA); BIOMATERIAIS
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 31, p. 430, res. PN1211, 2017. Supplement 2 1807-3107
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2017
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A compreensão dos aspectos inflamatórios após implantação de um biomaterial bem como sua dinânimca de reabsorção é de suma importância na prática clínica, uma vez que os mecânismos imunológicos atuantes no sistema biomaterial/receptor podem comprometer a eficácia de um procedimento e/ou diminuir sua previsibilidade. Desse modo, avaliamos parâmetros histomorfométricos da resposta imune e inflamatória desenvolvida frente à implantação, única e sequencial da matriz de colágeno suíno no tecido subcutâneo dorsal de camundongos Balb/c nos períodos de 3, 9 e 21 dias. A degradação da matriz ocorreu de modo crescente associando-se ao aumento do infiltrado inflamatório. Após 3 dias da implantação foi observado pontos isolados de reabsorção adjacentes a um pequeno aglomerado de células inflamatórias. Em análise qualitativa, verificou-se o aumento no número de fibras, fibroblastos e vasos sanguíneos no sítio de inserção da matriz no período de 21 dias, onde o biomaterial já se encontrava em estado avançado de degradação. A cinética de degradação na implantação sequencial não foi significativamente diferente da implantação única, contudo, no processo de implantação sequencial observou-se um aumento da resposta inflamatória. O número de células inflamatórias compondo o infiltrado foi significativamente maior, com expressiva presença de células gigantes, além de uma cápsula fibrosa mais espessa envolta na matriz. As respostas imunológicas apresentadas ainda que mais intensas não são consideradas exacerbadas, salientado a característica biocompatível do material.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 430, res. PN1211.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.