skip to main content

O impacto socioeconômico em profissionais de educação física durante a pandemia de COVID-19

Biagini, João Gabriel Dal Picolo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto 2022-09-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O impacto socioeconômico em profissionais de educação física durante a pandemia de COVID-19
  • Autor: Biagini, João Gabriel Dal Picolo
  • Orientador: Morato, Márcio Pereira
  • Assuntos: Esporte; Carreira; Coronavírus; Educação Física; Pandemia; Physical Education; Pandemic; Career; Coronavirus; Sport
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov2) e a maioria das profissões sofreu algum tipo de impacto devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias e governamentais no combate da Covid-19. O presente estudo investigou os impactos sofridos por profissionais de educação física, especificamente em treinadores de assessorias esportivas de esportes de endurance. Buscou-se entender as mudanças que ocorreram no seu modo de trabalho, quais foram as estratégias de marketing adotadas e descrever o impacto financeiro sofrido por eles. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretadas utilizando-se o método análise de conteúdo, foram entrevistados seis profissionais de educação física, proprietários de assessorias esportivas. Os principais achados foram que estes treinadores sofreram um impacto considerável durante a pandemia de COVID-19, forçando-os a buscar novas alternativas para trabalhar, novas estratégias para motivar seus alunos a continuarem treinando, e experimentar novas ferramentas para manter e captar novos alunos para atenuar o impacto financeiro. Conclui-se que os profissionais de educação física passaram por uma ressignificação no seu trabalho, passando por mudanças no modo de trabalho, utilizando a tecnologia a seu favor para ministrarem suas aulas e manter o contato com os alunos durante a pandemia.
  • DOI: 10.11606/D.109.2022.tde-17102022-165300
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-09-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.