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Proposição de um instrumento para investigar o perfil conceitual complexo de tempo em professores de física em formação

Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré Cristiano Rodrigues de Mattos; Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (17a. 2018 Campos do Jordão, SP, Brasil)

Resumos São Paulo: SBF, 2018

São Paulo SBF 2018

Acesso online

  • Título:
    Proposição de um instrumento para investigar o perfil conceitual complexo de tempo em professores de física em formação
  • Autor: Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré
  • Cristiano Rodrigues de Mattos; Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (17a. 2018 Campos do Jordão, SP, Brasil)
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; TEMPO; Teoria Da Atividade Sócio Cultural Histórica; Perfil Conceitual Complexo; Formação De Professores De Fisica; Professores De Física Em Pré-Serviço; Cultural Historical Activity Theory; Complex Conceptual Profile; Time; Physics Teacher Education; Pre-Service Physics Teacher
  • É parte de: Resumos São Paulo: SBF, 2018
  • Notas: Disponível em: <https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/sys/resumos/T0170-1.pdf>. Acesso em: 12. jun. 2019
  • Descrição: Em perspectiva Vigotskiana, conceitos são sistemas de relações e generalizações contidos nas palavras, oriundos da práxis humana e que são internalizados pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento. Tratase, portanto, de elaborações associadas a processos vivenciais dinâmicos e, portanto, para nós, não devem ser descritos como lista de atributos, dotados de propriedades suficientes, capazes de existirem de uma maneira isolada, imutável. Contudo, nos cursos de Física do ensino médio e mesmo na Licenciatura, trabalhase com conteúdos nos quais o conceito de tempo é considerado, em geral, como parâmetro matemático, abstrato, o que nos leva a pensar que as concepções junto ao perfil conceitual complexo de professores de Física em formação provavelmente estarão bastante marcadas por noções numéricas, em detrimento do reconhecimento de diferentes sentidos deste conceito e seus domínios de validade, e também de elementos históricos relacionados às suas gêneses. Para investigarmos esta hipótese no processo de formação de professores, foram realizadas entrevistas com professores em pré-serviço em diferentes amostras do curso de Licenciatura. Para a análise das entrevistas, criamos um instrumento a partir das dimensões do modelo de perfil conceitual complexo e das escalas genéticas de Vigotski. Por meio deste instrumento, pudemos identificar importantes aspectos e transformações relativas às concepções de tempo de professores em formação ao longo do curso de Licenciatura.
  • Editor: São Paulo SBF
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 8 p..
  • Idioma: Português

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