E-Book Planejamento do Ensino: Apoio para a Formação de Estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
ABCD PBi


E-Book Planejamento do Ensino: Apoio para a Formação de Estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

  • Autor: Góes, Fernanda Dos Santos Nogueira De; Andrade, Luciane Sá De; Corrêa, Adriana Katia; Souza, Maria Conceição Bernardo De Mello E; Clapis, Maria José; Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho; Silva, Marta Angélica Iossi; Camargo, Rosangela Andrade Aukar De
  • Assuntos: Nursing Education; Teaching Planning; E-Book; Educação Em Enfermagem; Planejamento De Ensino
  • É parte de: Revista de Graduação USP; v. 2 n. 2 (2017); 47-53
  • Descrição: Buscou-se aqui relatar o processo de construção de um livro digital sobre planejamento do ensino no contexto da Educação Básica e Profissional em Enfermagem para ser utilizado como recurso auxiliar por alunos de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Tal iniciativa deu-se a partir do trabalho de um grupo interdisciplinar de docentes que adotou o referencial teórico da problematização, e, para a construção da metodologia empregada, utilizou quatro fases sequenciais: definição do escopo, planejamento, produção e implementação. Para a avaliação do e-book foram convidados oito experts em conteúdo. Na primeira etapa, o grupo de docentes realizou vários encontros, e optou-se pela estruturação seguindo as etapas de um plano de aula. Assim, foi produzido um e-book de onze páginas no qual foram reunidos texto e mídias como links para vídeos armazenados na internet. Na avaliação de layout e conteúdo, os peritos emitiram opiniões as quais foram incorporadas na versão final do e-book. Concluiu-se que desenvolver o livro digital possibilitou a atuação interdisciplinar docente. Além disso, a obra em questão contribui para suprir a lacuna existente de materiais educativos e inovação no processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Enfermagem, de modo a atender ao novo perfil de alunos que se apresenta.
    This work reports the construction of an e-book about teaching planning in the context of Basic and Professional Education in Nursing to be used as an auxiliary resource by nursing undergraduate students at Universidade de São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing. This initiative was based on the work of an interdisciplinary group of teachers that adopted the theoretical reference of the problematization and four sequential phases were used: definition of the scope, planning, production and implementation. For evaluation of the e-book eight experts in content were invited. On the first step, the group of teachers held several meetings and chose the structure following the steps of a lesson plan. Thus, an eleven-page e-book was produced in which text and media were gathered as links to videos stored on the internet. In the evaluation of the layout and content, the experts issued opinions that were incorporated into the final version of the e-book. In conclusion, developing the digital material enabled the interdisciplinary work of the teacher and could contribute to supply the existing gap of educational materials and innovation in the teaching process of the undergraduate nursing education in addition to attending to the new profile of students.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/131590/130063
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Graduação
  • Data de criação/publicação: 2017-07-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português