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Epistemologia social do turismo

Marutschka Martini Moesch Mário Carlos Beni

2004

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t910.01 M694e v.2 e.1 )(Acessar)

  • Título:
    Epistemologia social do turismo
  • Autor: Marutschka Martini Moesch
  • Mário Carlos Beni
  • Assuntos: TEORIA DO TURISMO; EPISTEMOLOGIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho compõe-se de três capítulos: tese, antítese, síntese. Na tese descrevemos o domínio material e conceitual do Turismo, o objeto da ciência, através dos conhecimentos sistematizados por autores da área e por organismos oficiais de caráter mundial. Analisamos as propostas de construção epistemológicas de Fuster, McÍntoch e a Organização Mundial de Turismo, apontando a fragilidade destas teorias de indução empírica, e a atitude positivista dos autores onde ocorre uma explícita subordinação do imaginário pela observação do fato. No segundo capítulo reconstruímos a epistemologia interna estabelecendo uma crítica ao domínio conceitual, aos métodos e fundamentos utilizados no ensino do Turismo como um campo disciplinar - o empirismo, o funcionalismo, e o sistemismo. Alçamo-nos da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli e da teoria da complexidade de Edgar Morin, buscando a construção de um novo conhecimento turístico, pelas categorias reconstruídas pela autora de Sujeito, Tempo, Espaço, Economia, Tecnologia, Diversão, Ideologia, Imaginário, Comunicação e Nomadismo, propondo o exercício do diálogo interdisciplinar, só assim abarcando sua complexidade. A nova síntese é permeada pela análise da epistemologia derivada, onde a relação de sujeito/objeto reconstrói-se organicamente e de forma complexa, estabelecendo-se o domínio da psicogênese e sociogênese do conhecimento turístico, recuperando os valores humanos no discurso científico do Turismo.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 334 p.
  • Idioma: Português

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