skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A localização dos forames supra-orbitário, infra-orbitário e mentual varia de acordo com os tipos crânicos ou faciais?

Jesus Carlos Andreo G. M Rosa-Júnior; Antônio de Castro Rodrigues; L. H. R Moraes; E. S Ramos-Júnior; Rogério Leone Buchaim; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (24. 2007 Atibaia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 21, p. 223, res. Pb004, 2007. Supplement 1

São Paulo 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A localização dos forames supra-orbitário, infra-orbitário e mentual varia de acordo com os tipos crânicos ou faciais?
  • Autor: Jesus Carlos Andreo
  • G. M Rosa-Júnior; Antônio de Castro Rodrigues; L. H. R Moraes; E. S Ramos-Júnior; Rogério Leone Buchaim; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (24. 2007 Atibaia, SP)
  • Assuntos: NERVO TRIGÊMEO; FACE; CRÂNIO (ANÁLISE)
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 21, p. 223, res. Pb004, 2007. Supplement 1
  • Notas: MPC 226
  • Descrição: As emergências na face dos ramos do nervo trigêmeo são de grande interesse para todos que trabalham na área de cirurgia dental e maxilofacial, porque necessitam da sua localização exata para as anestesias diárias dos nervos que passam por elas. Segundo a literatura um dos traços da arquitetura do crânio humano é o arranjo invariável dos forames da face, ou seja, que os forames supra-orbital, infraorbital e mentual parecem estar bem alinhados, quando vistos pelas normas, frontal e lateral. Apesar desta afirmação fica a dúvida se esta relação seria mesma nos vários tipos crânicos e faciais de esqueleto cefálico. Para responder esta pergunta foram classificados 300 crânios da UNIFESP quanto aos tipos faciais e crânicos e a seguir fotografados, para que fossem feitas as medidas dos referidos forames até o plano sagital mediano. Os crânios foram fotografados sempre com uma escala ao lado e com a mesma distância entre eles e a máquina fotográfica. Nas fotos reveladas foram traçadas uma linha no plano sagital mediano e a margem medial dos referidos forames. No caso de multiplicidade de forames foi considerado sempre o medial. Os dados mostraram que a distância destes forames em relação ao plano sagital mediano foi maior com os forames infra-orbitais, seguido pelos supra-orbitais, nos esqueletos cefálicos de todos os tipos crânicos e faciais. Estes dados permitem concluir que a posição dos forames supra-orbital, infra-orbital e mentual é semelhante em qualquer tipo
    crânico ou facial, porém não alinhados no plano vertical
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 223, res. Pb004.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.