skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Conservatório Dramático Paraense: uma efêmera e controversa associação de homens de letras e artistas (1873-1887)

Martins de Souza, Silvia Cristina

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências humanas, 2022, Vol.17 (3)

Museu Paraense Emílio Goeldi

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Conservatório Dramático Paraense: uma efêmera e controversa associação de homens de letras e artistas (1873-1887)
  • Autor: Martins de Souza, Silvia Cristina
  • Assuntos: Conservatório Dramático Paraense ; História ; Século XIX ; Teatro da Paz
  • É parte de: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências humanas, 2022, Vol.17 (3)
  • Descrição: Resumo Este artigo centra-se em um tema pouco contemplado pelos historiadores do teatro brasileiro: o Conservatório Dramático Paraense. Sua fundação compôs o quadro mais amplo de criação de uma série de instituições sintonizadas às ideias de progresso, modernidade e civilização, que delegaram às elites provinciais a tarefa de disseminar as artes, o conhecimento e o ensino no Grão-Pará. A ele, foi atribuída a tarefa de impulsionar o teatro da província e administrar o Teatro da Paz, objetivos que, no entanto, não conseguiu contemplar. Acompanhar a história do Conservatório Dramático Paraense oferece uma oportunidade privilegiada para ampliar a compreensão sobre um momento em que o império brasileiro investiu em políticas ligadas à imagem nacional pela mobilização de recursos culturais, das quais a criação dos conservatórios dramáticos foi parte e também para que se tenha uma visão aproximada de como o Conservatório Dramático Paraense respondeu a elas. Abstract This article focuses on a topic that has been little contemplated by Brazilian theater historians: the Dramatic Conservatory of Pará. Its foundation formed the broader framework for creating a series of institutions linked to ideas of progress, modernity, and civilization that delegated the task of disseminating arts, knowledge, and teaching in the Grão-Pará to provincial elites. It was assigned the task of promoting provincial theater and administering the Theater of Peace, objectives which it could not perform. Following the history of the Dramatic Conservatory of Pará offers a privileged opportunity to enlarge the understanding of a moment when the Brazilian empire invested in policies linked to the national image by mobilizing cultural resources, of which the creation of the Dramatic Conservatories was a part of, and to get an approximate view of how this Dramatic Conservatory of Pará answered to them.
  • Editor: Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.