skip to main content

Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem

Peres, Cristiane Martins ; Vieira, Marta Neves Campanelli Marçal ; Altafim, Elisa Rachel Pisani ; Mello, Michela Bianchi de ; Suen, Kemen Samder

Medicina (Sao Paulo. 197?), 2014-11, Vol.47 (3), p.249-255 [Periódico revisado por pares]

Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem
  • Autor: Peres, Cristiane Martins ; Vieira, Marta Neves Campanelli Marçal ; Altafim, Elisa Rachel Pisani ; Mello, Michela Bianchi de ; Suen, Kemen Samder
  • Assuntos: Modelos Pedagógicos ; Tendências Pedagógicas ; Teorias de Aprendizagem
  • É parte de: Medicina (Sao Paulo. 197?), 2014-11, Vol.47 (3), p.249-255
  • Descrição: A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas.
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.