Educação matemática: equidade e legitimação
ABCD PBi
Educação matemática: equidade e legitimação
Autor:
Silva, Daniel Romão Da
Orientador:
Santos, Vinicio de Macedo
Assuntos:
Análise Crítica Do Discurso
;
Educação Matemática
;
Educação Para Todos
;
Equidade
;
Critical Discourse Analysis
;
Education For All
;
Equity
;
Mathematical Education
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A presente tese aborda os desdobramentos para o ensino de matemática dos discursos sobre equidade presentes nos documentos oficiais produzidos pela UNESCO e por outras organizações multilaterais durante a década de 1990. A agenda internacional estabelecida por tais documentos assumiu o lema educação para todos como sua principal marca e se ajustou às políticas neoliberais de reestruturação da ordem mundial e ao contexto da globalização. De modo a analisar os referidos discursos, primeiramente foram discutidos os conceitos de igualdade e equidade, assim como sua utilização nos discursos educacionais, particularmente como herança da própria consolidação da escola pública burguesa nos séculos XVIII e XIX. Em seguida, com base no referencial teórico da Análise Crítica do Discurso, foram analisados os principais marcos oficiais da educação para todos, com destaque à Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e, no âmbito nacional, o Plano Decenal de Educação para Todos (1983) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998). Finalmente, foram discutidos uma série de perspectivas teóricas em Educação Matemática que poderiam representar contrapontos ao discurso hegemônico no sentido de promover maior igualdade no acesso ao ensino de matemática.
DOI:
10.11606/T.48.2019.tde-16052019-141940
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2019-01-21
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FE - Faculdade de Educação (375.3 S586e )