Educação matemática: equidade e legitimação
ABCD PBi


Educação matemática: equidade e legitimação

  • Autor: Silva, Daniel Romão Da
  • Orientador: Santos, Vinicio de Macedo
  • Assuntos: Análise Crítica Do Discurso; Educação Matemática; Educação Para Todos; Equidade; Critical Discourse Analysis; Education For All; Equity; Mathematical Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese aborda os desdobramentos para o ensino de matemática dos discursos sobre equidade presentes nos documentos oficiais produzidos pela UNESCO e por outras organizações multilaterais durante a década de 1990. A agenda internacional estabelecida por tais documentos assumiu o lema educação para todos como sua principal marca e se ajustou às políticas neoliberais de reestruturação da ordem mundial e ao contexto da globalização. De modo a analisar os referidos discursos, primeiramente foram discutidos os conceitos de igualdade e equidade, assim como sua utilização nos discursos educacionais, particularmente como herança da própria consolidação da escola pública burguesa nos séculos XVIII e XIX. Em seguida, com base no referencial teórico da Análise Crítica do Discurso, foram analisados os principais marcos oficiais da educação para todos, com destaque à Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e, no âmbito nacional, o Plano Decenal de Educação para Todos (1983) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998). Finalmente, foram discutidos uma série de perspectivas teóricas em Educação Matemática que poderiam representar contrapontos ao discurso hegemônico no sentido de promover maior igualdade no acesso ao ensino de matemática.
  • DOI: 10.11606/T.48.2019.tde-16052019-141940
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-01-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FE - Faculdade de Educação (375.3 S586e )