skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Percepção de mulheres submetidas à mastectomia em relação à sua imagem corporal

Adriana Aparecida de Oliveira Roselena Bazilli Bergamasco; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2012

São Paulo 2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (BERGAMASCO, R. B. doc 15 )(Acessar)

  • Título:
    Percepção de mulheres submetidas à mastectomia em relação à sua imagem corporal
  • Autor: Adriana Aparecida de Oliveira
  • Roselena Bazilli Bergamasco; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)
  • Assuntos: SAÚDE DA MULHER; MASTECTOMIA; IMAGEM CORPORAL
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2012
  • Notas: Online
  • Descrição: O trabalho consiste numa revisão literária da produção científica no período de 2006 a 2012 a respeito do tema percepção da mulher submetida à mastectomia em relação à sua imagem corporal. Os objetivos da pesquisa foram: realizar um levantamento bibliográfico da produção científica de enfermagem sobre a percepção da mulher mastectomizada em relação à sua imagem corporal, nos bancos de dados informatizados; classificar as publicações segundo a distribuição por ano de publicação, temática estudada, fonte de dados, idioma e aplicabilidade da pesquisa e identificar os temas relativos à percepção da mulher mastectomizada em relação à sua imagem corporal. Metodologia: foram analisadas 35 publicações científicas obtidas nos bancos de dados informatizados (MEDLINE, DEDALUS, SCIELO e LILACS) de forma sistematizada, de acordo com os conceitos da Revisão Integrativa de Pesquisa apresentados por Mendes e colaboradores (2008). Resultados: os estudos predominantemente foram publicados em língua portuguesa, no período de janeiro de 2006 a junho de 2012, proveniente do banco de dados LILACS, com indicação de aplicabilidade para o ensino e clínica dos resultados. A revisão foi organizada em quatro temas identificados nas publicações analisadas, a saber: curso da doença (diagnóstico, tratamento, estratégias do cuidado); aspectos psicossociais (sentimentos, impacto do diagnóstico, rede de suporte social, relação cuidador-cuidado, vida cotidiana e câncer e espiritualidade); identidade feminina (sexualidade, autoimagem, significado da mastectomia e simbolismo da mama) e reconstrução da vida após a mastectomia.
    A revisão rigorosa dos estudos publicados contribuiu para o conhecimento de relevantes resultados de pesquisa, no qual, tanto o aluno de enfermagem quanto o profissional podem basear sua prática e assim, tomar decisões adequadas para o cuidado efetivo da mulher mastectomizada.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.