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Robótica pedagógica como ferramenta para aplicação da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no Ensino Fundamental

Gavazzi, Adriana Nascimento Figueira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2020-05-29

Acesso online

  • Título:
    Robótica pedagógica como ferramenta para aplicação da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no Ensino Fundamental
  • Autor: Gavazzi, Adriana Nascimento Figueira
  • Orientador: Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla
  • Assuntos: Construcionismo; Transdisciplinaridade; Robótica Pedagógica; Ensino Steam; Educação Stem; Pedagogical Robotics; Steam Teaching; Stem Education; Constructionism; Transdisciplinarity
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Robótica Pedagógica refere-se à aplicação da robótica na área educacional disponibilizando aos alunos a oportunidade de criar soluções voltadas ao mundo real, possibilitando o aprendizado de forma dinâmica e estimulante. Além de ser uma ferramenta propícia ao desenvolvimento de conteúdos interdisciplinares integrando as áreas de ciências, matemática e tecnologias desmistificando-as enquanto disciplinas descontextualizadas, alinhando-se ao movimento denominado educação STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Pode-se dizer que STEM é um novo formato de educação onde essas áreas encontram-se integradas de forma curricular de maneira tal que, desenvolvem habilidades como a capacidade para resolver problemas, o pensamento crítico, levantamento de hipóteses, tentativa e erro. Na busca por uma reconceituação do ensino STEM surgiu o STEAM que, define-se por Ciência e Tecnologia, interpretado através da Engenharia e das Artes, baseado em elementos Matemáticos. No entanto, trabalhar conceitos interdisciplinares em sala de aula é um desafio. Neste sentido, este trabalho propôs o uso da Robótica Pedagógica como ferramenta para aplicação da metodologia STEAM associado ao modelo do Torneio Brasil de Robótica (TBR) no Ensino Fundamental. As atividades propostas aos alunos foram elaboradas e correlacionadas com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi também implementado um modelo de torneio de robótica na escola, a partir dos modelos correlacionados (modelos Conceitual STEAM e TBR). Para isto, empenhou-se em fazer um projeto para divulgação do Parque Ecológico de um município do estado de São Paulo, que apresenta potencial turístico para a cidade, mas que carece de divulgação e investimentos. A proposta para a divulgação do Parque com o uso da robótica envolveu a criação de um aplicativo e a construção de um robô móvel programável utilizando os kits de montagem LEGO, bem como outras atividades preparatórias. Participaram deste projeto 24 estudantes do Ensino Fundamental II. Esta atividade extraclasse foi desenvolvida pelos alunos durante um semestre letivo com dois encontros semanais de duração de três horas cada um. Os alunos foram capazes de elaborar um projeto escrito sobre ecoturismo e de realizarem um desafio prático com um robô executando missões em um circuito e apresentaram seus resultados no TBR-2017, no qual a equipe foi classificada na etapa Regional para participar na etapa Nacional. O destaque da equipe nestas etapas foi no quesito Mérito Científico, que de acordo com a escala de Hake mostrou um ganho de aprendizagem a um nível médio que favoreceu em 63% o desempenho dos alunos entre as duas etapas, comprovando que as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das habilidades e competências envolvidas com a preparação e elaboração da pesquisa científica e seu produto final por meio da metodologia STEAM. A implementação do torneio de robótica na escola, Amigos da Robótica, favoreceu a formação de outras equipes para participarem do TBR, bem como ganho de aprendizagem das equipes em diferentes temporadas. Este projeto STEAM está inserido do plano pedagógico da escola por meio da Robótica Pedagógica e posto em execução todos os anos para incentivar e preparar os alunos para torneios como o TBR.
  • DOI: 10.11606/D.97.2020.tde-29042022-111332
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2020-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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