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As competências, os perfis e os aspectos sociais do bibliotecário na educação

Claudio Marcondes de Castro Filho

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação Campinas v. 14, n. 2, p. 247-261, 2016

Campinas 2016

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 2862404 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    As competências, os perfis e os aspectos sociais do bibliotecário na educação
  • Autor: Claudio Marcondes de Castro Filho
  • Assuntos: BIBLIOTECA ESCOLAR; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; HABILIDADE SOCIAL; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; BIBLIOTECÁRIOS; Aspecto Social; Social; School Library; Librarian; Competence; Technologies Of Information And Communication; Biblioteca De La Escuela; Tecnologías De Información Y Comunicación
  • É parte de: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação Campinas v. 14, n. 2, p. 247-261, 2016
  • Descrição: A biblioteca escolar deve ser reconhecida como um equipamento cultural, como uma instituição social, com o intuito de integrar a sociedade da informação, estabelecendo novos conceitos e se adequando às realidades sociais, culturais, educativas e tecnológicas da sociedade. Com a explosão informacional, a sociedade contemporânea necessita de profissionais bibliotecários atuando em biblioteca escolar com competências que atendam às novas demandas de produtos e serviços de informação. Sendo assim: qual é o papel e as competências desses profissionais? Estão preparados para a demanda social de nossos leitores? Assim, o objetivo deste estudo é apontar os perfis, as competências e os aspectos sociais do bibliotecário no espaço contemporâneo, tendo como escopo a biblioteca escolar. Para nossa investigação, utilizamos como método científico a pesquisa exploratória, que tem como finalidade desenvolver e elucidar conceitos e ideias e que normalmente envolvem a pesquisa bibliográfica e documental. Com relação ao bibliotecário escolar, apontamos que este deve ter como práticas de atuação: a intermediação entre a biblioteca, o leitor e o contexto, a técnica e a promoção da leitura; deve estar atento para ajudar a amenizar, a exclusão digital e a falta de acesso à informação; não deve prescindir de conjunto de atitudes, habilidades e competências que o certifiquem a trabalhar e contribuir de forma positiva; deve ser flexível, saber administrar a unidade de informação escolar, gerando recursos e serviços de informação, trabalhar com as ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias da informação e comunicação e aproximar a comunidade escolar com o espaço da biblioteca
    La biblioteca de la escuela debe ser reconocido como un centro cultural, una institución social, con el fin de integrar la sociedad de la información, el establecimiento de nuevos conceptos y la adaptación a sociedad social, cultural, educativa y tecnológica. Con la explosión de la información, la sociedad contemporánea necesita bibliotecarios que trabajan en la biblioteca con habilidades para responder a las nuevas demandas de productos y servicios de información. Así que: ¿cuál es el papel y las habilidades de estos profesionales? Ellos se preparan para la demanda social para nuestros lectores? El objetivo de este estudio es señalar los perfiles, competencias, habilidades y aspectos sociales del bibliotecario en el espacio contemporâneo. Para nuestra investigación, utilizamos el método científico como la investigación exploratoria, que tiene como objetivo desarrollar y aclarar conceptos e ideas que por lo general implican la investigación bibliográfica y documental. En cuanto el bibliotecario de la escuela, que señaló que esto debe tener como prácticas de desempeño: la mediación entre la biblioteca, el lector y el contexto, la técnica y el fomento de la lectura; debe estar alerta para ayudar a minimiza; no debe prescindir conjunto de actitudes, habilidades y competencias que certifican el trabajo y contribuyen de manera positiva; debe ser flexible, capaz de administrar la información de la escuela unitaria, la generación de recursos y servicios de información, trabajar con las herramientas proporcionadas por las tecnologías de la información y la comunicación y unir a la comunidad de la escuela con espacio de la biblioteca
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 247-261.
  • Idioma: Português

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