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A inserção do programa Castelo Rá-Tim-Bum, nos propósitos da TV Cultura, a partir de sua produção, estrutura e conteúdo

Raimundo Nonato Silva Câmara Elza Dias Pacheco

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.450981 C172i e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A inserção do programa Castelo Rá-Tim-Bum, nos propósitos da TV Cultura, a partir de sua produção, estrutura e conteúdo
  • Autor: Raimundo Nonato Silva Câmara
  • Elza Dias Pacheco
  • Assuntos: PROGRAMA INFANTIL -- BRASIL; PROGRAMA DE TELEVISÃO -- BRASIL; TELEVISÃO EDUCATIVA -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho buscou fazer um estudo da inserção de um programa infantil de televisão no âmbito da TV Cultura de São Paulo, que está no ar desde 1994. A partir de conceituações teóricas, levantamentos documentais, análise da estrutura geral da série através de vídeos e entrevistas e do estudo mais aprofundado de um capítulo específico, foi possível compreender suas estratégias de produção e como as interfaces de educação, cultura, informação e entretenimento, contidos no propósito da emissora, estão delineados nos episódios do "Castelo Rá-Tim-Bum". Tomando por eixo, formulações e abordagens relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento infantil que tem embasado as atuais propostas educacionais no país e que apontam para aimportância dos meios de comunicação, na construção do conhecimento, na cultura contemporânea, foi possível verificar como criação e produção, aliados a técnica, podem resultar em um programa que não foge às características de entretenimento e garante uma interação positiva com o pedagógico, sem reproduzir a realidade escolar, característica da maioria dos programas que se propõem a ser educativos. O estudo mostrou que o programa atende aos objetivos propostos pela TV Cultura, que as variáveis da produção, tratam de forma lúdica e construtiva os conteúdos do cotidiano e de conhecimentos científicos específicos, com base nas mesmas teorias que subsidiaram as propostas educacionais delineadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
    constituindo-se portanto, num mediador efetivo da aprendizagem infantil que deve ser utilizado e reproduzido pelo docente e pela escola
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 208 p.
  • Idioma: Português

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