skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana
Mantovaneli, Alessandra
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2019-03-25
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana
Autor:
Mantovaneli, Alessandra
Orientador:
Malheiros, Tadeu Fabricio
Assuntos:
Avaliação De Políticas Públicas
;
Transformação Social
;
Indicadores
;
Ensino-Pesquisa-Extensão
;
Avaliação De Sustentabilidade
;
Extension Education And Research
;
Public Policies Assessment
;
Social Change
;
Sustainability Assessment
;
Municipal Indicators
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O projeto Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana é uma pesquisa aplicada, multidisciplinar, que investiga a questão da efetividade das ações na interface academia-sociedade, sob pesquisa-ação no município. Realizou o objetivo de desenvolver e testar um modelo dialógico para contribuir com a sustentabilidade urbana por meio da relação IES/Municípios buscando a efetividade nos resultados para as políticas públicas. Utilizou abordagem interdisciplinar no processo de construção coletiva do seu modelo a partir de uma rede de atores nas IES em ações e práticas intraorganizacionais multidisciplinares e interorganizacionais em colaboração com atores nos municípios. Comprovou a hipótese que qualificar modelos dialógicos na relação IES/Municípios resulta maior efetividade às práticas para a sustentabilidade municipal, para o estabelecimento de novas políticas, alcance à continuidade das ações e condições de replicabilidade do modelo nessa dialógica. Alcançou resultados de estímulo à participação em ações transversais e integradas entre as divisões no executivo e legislativo do governo local para a gestão que privilegia a sustentabilidade e apoio à formulação de políticas públicas municipais para o desenvolvimento sustentável; da estruturação de uma rede de atores extraorganizacional às universidades para a colaboração em ações para a sustentabilidade municipal; de aprendizagem recíproca no desafio do diálogo participativo com contribuições ao ensino, à pesquisa, à extensão e à qualificação dos gestores municipais que promove a transformação social. Verificou três questões-chave na educação e na gestão do município, para a sustentabilidade urbana. Compreendendo sustentabilidade para a melhoria na qualidade de vida orientada às necessidades humanas.
DOI:
10.11606/T.18.2019.tde-30092019-113207
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2019-03-25
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript