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Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana

Mantovaneli, Alessandra

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2019-03-25

Acesso online

  • Título:
    Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana
  • Autor: Mantovaneli, Alessandra
  • Orientador: Malheiros, Tadeu Fabricio
  • Assuntos: Avaliação De Políticas Públicas; Transformação Social; Indicadores; Ensino-Pesquisa-Extensão; Avaliação De Sustentabilidade; Extension Education And Research; Public Policies Assessment; Social Change; Sustainability Assessment; Municipal Indicators
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O projeto Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana é uma pesquisa aplicada, multidisciplinar, que investiga a questão da efetividade das ações na interface academia-sociedade, sob pesquisa-ação no município. Realizou o objetivo de desenvolver e testar um modelo dialógico para contribuir com a sustentabilidade urbana por meio da relação IES/Municípios buscando a efetividade nos resultados para as políticas públicas. Utilizou abordagem interdisciplinar no processo de construção coletiva do seu modelo a partir de uma rede de atores nas IES em ações e práticas intraorganizacionais multidisciplinares e interorganizacionais em colaboração com atores nos municípios. Comprovou a hipótese que qualificar modelos dialógicos na relação IES/Municípios resulta maior efetividade às práticas para a sustentabilidade municipal, para o estabelecimento de novas políticas, alcance à continuidade das ações e condições de replicabilidade do modelo nessa dialógica. Alcançou resultados de estímulo à participação em ações transversais e integradas entre as divisões no executivo e legislativo do governo local para a gestão que privilegia a sustentabilidade e apoio à formulação de políticas públicas municipais para o desenvolvimento sustentável; da estruturação de uma rede de atores extraorganizacional às universidades para a colaboração em ações para a sustentabilidade municipal; de aprendizagem recíproca no desafio do diálogo participativo com contribuições ao ensino, à pesquisa, à extensão e à qualificação dos gestores municipais que promove a transformação social. Verificou três questões-chave na educação e na gestão do município, para a sustentabilidade urbana. Compreendendo sustentabilidade para a melhoria na qualidade de vida orientada às necessidades humanas.
  • DOI: 10.11606/T.18.2019.tde-30092019-113207
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2019-03-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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