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Arenas nem tão pacíficas -  arquitetura e projetos políticos em Exposições Universais de finais da década de 1930

Al Assal, Marianna Ramos Boghosian

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arenas nem tão pacíficas -  arquitetura e projetos políticos em Exposições Universais de finais da década de 1930
  • Autor: Al Assal, Marianna Ramos Boghosian
  • Orientador: Capelato, Maria Helena Rolim; Lanna, Ana Lucia Duarte
  • Assuntos: Política De Massa; Identidade Nacional; Exposições Internacionais; Diplomacia; Arquitetura; Diplomacy; International Exhibitions; Mass Politics; National Identity; Architecture
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em finais da década de 1930, mais especificamente entre 1937 e 1940, o estado brasileiro se fez representar internacionalmente com a construção oficial de pavilhões nacionais em quatro grandes exposições universais: a Exposition Internationale des Arts e Techniques dans la Vie Moderne (Paris, 1937); a New York Worlds Fair (1939-1940), a Golden Gate International Exposition (São Francisco, 1939-1940) e a Exposição do Mundo Português (Lisboa, 1940). Procedentes de uma tradição de quase um século de grandes exposições universais, chama atenção as particularidades do cenário político internacional em que esses eventos tiveram lugar: a década de 1930 se caracterizou por crises econômicas em escala global, pela força dos discursos nacionalistas, pela ascensão em suas vertentes tanto mais brandas quanto mais terríveis da chamada política de massas e, já em seus últimos anos, pelo início da Segunda Guerra Mundial. Tampouco o cenário nacional brasileiro da década de 1930 seria tranquilo, marcado por instabilidades, a subida ao poder de Getúlio Vargas e finalmente o golpe que daria início à política ditatorial do Estado Novo. A presente tese aborda a idealização, concepção arquitetônica e concretização espacial dessas exposições bem como a participação brasileira nesses processos problematizando suas inserções no contexto arquitetônico e político do período em que foram realizadas. Busca-se entender as articulações e circuitos diversos de negociação, referência e disputa pelos quais as decisões no campo da arquitetura relacionaram-se com as múltiplas escalas de poder e projetos políticos na conformação desses espaços de representação.
  • DOI: 10.11606/T.16.2014.tde-17062015-152616
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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