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Igreja, estado e educação em Martinho Lutero: uma análise das origens do direito à educação

Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-11-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Igreja, estado e educação em Martinho Lutero: uma análise das origens do direito à educação
  • Autor: Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
  • Orientador: Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
  • Assuntos: Martinho Lutero; Direito À Educação; Estado E Educação; Igreja E Estado; Reforma Protestante; Right To Education; Protestant Reformation; Church And State; Martin Luther; State And Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação estabelecida entre Igreja, Estado e a Educação durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, enfatizando as ações de Martinho Lutero. Tendo como cenário e objetivo principal o início de um movimento de reforma religiosa, Lutero também apresenta propostas de mudanças na educação escolar. Em um contexto em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja, ele propõe alterações tanto no que se refere à organização de um sistema educacional (envolvendo temas como currículo, métodos, professores, formas de financiamento, entre outros), quanto aos princípios e fundamentos que deveriam nortear essa educação, defendendo que esta seja para todos - incluindo as meninas, de freqüência obrigatória, que apresente uma utilidade social e seja mantida pelo Estado. Buscou-se apresentar a discussão sobre a origem de uma educação elementar popular contrapondo as ações dos Irmãos da Vida Comum, comunidade de clérigos católicos que promoviam experiências nesse sentido desde o século XIV, com as propostas do reformador. Entretanto, é o caráter estatal que Lutero atribui à educação escolar que o trabalho pretende enfatizar, analisando-se, para isso, a formação do conceito de Estado para Lutero, bem como para sua época, e sua posição estabelecida diante das e com as autoridades seculares. Ainda que muitas das propostas de Lutero só tenham se concretizado após a sua morte e, principalmente, nos séculos que se seguiram, cabe ressaltar a relevância e as contribuições que ele apresentou para que a educação fosse entendida e se constituísse como um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-11122007-085529
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-11-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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